Paula Machado
Repórter
Os alunos do 6º período de Jornalismo da Funorte, como forma de adquirir experiência na prática, colocam no ar nesta quarta-feira, dia 26 de novembro o telejornal CRECIH Agora. A transmissão acontece ao vivo em circuito fechado de TV no campus São Luiz na faculdade CRECIH/Soebras que fica situada na Rua Lírio Brant, 787 no Bairro Melo.
(foto: DIVULGAÇÃO)
Os acadêmicos aprendem na prática o dia-a-dia de um telejornal
A primeira edição do jornal foi exibida no segundo semestre de 2007 como explica o professor de telejornalismo, idealizador e coordenador do projeto, Wendell Brito.
- Como não houve turma do 6º período no primeiro semestre deste ano, a segunda edição do telejornal acontece agora em novembro – diz ele.
Segundo Wendell, a produção do jornal fica inteiramente por conta dos alunos do 6º período de jornalismo. As matérias veiculadas no jornal são produzidas ao longo do semestre pelos próprios alunos, divididos em grupos.
- Eles são divididos em novas equipes como: produção, reportagem, apresentação, diretor de TV, câmera de estúdio, editor chefe, entre outras funções para o jornal – informa.
GRUPOS
A cada final do semestre, novos grupos são formados para a veiculação do jornal. O editor-chefe e os apresentadores se reúnem com o professor, idealizador e coordenador do projeto Wendell Brito e escolhem as melhores matérias para veiculação.
- Infelizmente o tempo que temos para o jornal é muito curto, então algumas matérias, mesmo boas, têm que ficar de fora – ressalta.
Após isso, montam a estrutura do jornal, a ordem das matérias e os scripts.
Para Wendell, o objetivo dessa atividade é clara, auxiliar na formação acadêmica e profissional de cada aluno.
- Tudo é feito pelos alunos, que têm a oportunidade de viver na prática o clima de jornalismo em televisão. Os preparativos já começaram para a edição deste ano – ele explica.
APRENDIZADO QUE SE TRANSFORMA EM EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Wendell explica que o projeto ajuda muito o aluno a ingressar no mercado de trabalho. Os acadêmicos têm a oportunidade de sair com um material em mãos para mostrar o seu trabalho. Ele cita que há exemplos concretos disso.
- Alunos como Raphael Bicalho, que se forma neste ano, participou da primeira edição do CRECIH Agora e antes mesmo de se formar, conseguiu trabalho em uma TV local como repórter – afirma ele.
O projeto é uma janela para novos talentos. Os veículos de comunicação podem ver como os futuros profissionais estão sendo preparados na academia.
- Na primeira edição do CRECIH Agora no ano passado, recebi muitos elogios de colegas professores, alunos e direção. Acadêmicos de outros cursos também assistiram e parecem ter gostado muito. Mesmo com todas as dificuldades técnicas, fizemos um jornal com ótima qualidade – acrescenta Wendell.
PRÓXIMAS EDIÇÕES
- Neste semestre vamos ter a segunda edição do jornal porque no primeiro semestre não tínhamos turma do 6º período. Espero que o resultado seja ainda melhor do que o primeiro – diz ele.
De acordo com o professor, o estúdio as câmeras e os equipamentos estão sendo preparados para a veiculação. A apresentação do telejornal neste ano fica por conta dos acadêmicos Anderson Clayton e Bárbara Consuelo.
- Mais que um telejornal, o CRECIH Agora é uma oportunidade que os alunos têm de colocar em pratica aquilo que aprendera em sala de aula – enfatiza Wendell.