Crianças e adolescentes se apaixonam pela arte circense

Jornal O Norte
26/05/2006 às 12:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:36

Durante os últimos três meses, 1300 crianças e adolescentes, conheceram música de circo, vocabulário e a história do circo no Oriente e Ocidente, além de malabarismos, maquiagem e acrobacias para palhaços dentro do projeto Esporte, Convívio e Arte promovido pela Apas em parceria com a Unimontes.

PARTICIPANTES

Os coordenadores das aulas são alunos do curso de Artes Cênicas da Unimontes e atores do grupo Olho de Gato, que ministram aulas para alunos que freqüentam as escolas da AABB, no Planalto, Elói Lopes, no Village do Lago, Raimundo Neto, no Chiquinho Guimarães, Menor do Renascença, Luizinha Soares, da Vila Atlântida, Ciame dos Santos Reis, Domingos Lopes da Vila Oliveira, Curumim, da Vila Exposição e Centro de Convívio do Esplanada.

Na última terça-feira, 23 de maio, aconteceu a apresentação da primeira temporada no salão da AABB, que continua até o dia 20 de junho, sempre em um local diferente.

EMOÇÃO COM O CIRCO

Nesta primeira apresentação, alunos emocionados acompanharam todas as evoluções. Maria Fernanda Souza Vieira, 10 anos e aluna da Escola Quita Pereira, disse que além de se divertir estava aprendendo a gostar e entender o circo. O que ela mais deseja hoje é conseguir fazer aberturas - se referindo ao spacatte, que os malabaristas praticam, que é a abertura total das pernas.

Samuel Pereira Fernandes, 14 anos de idade, estudante da Escola Alcides Carvalho, não conseguia disfarçar a emoção.

- Eu gostei de tudo, estou sem palavras. Achei a capoeira e as pernas-de-pau muito legais, diz ele.

Outra apaixonada pelo malabarismo é Nayanna Gonçalves, de 15 anos e estudante da escola Filomeno Ribeiro, no Esplanada.

- Achei tudo muito bom, eles nos ensinaram muito sobre o circo, diz a estudante.

RESULTADOS

Para a coordenadora dos acadêmicos de Artes Cênicas da Unimontes, Miriam Walderez, a maior importância é que os centros de convívio atingem os pré-adolescentes e adolescentes, e o circo tem a característica do desafio.

- Houve uma resposta imediata e conseguimos descobrir talentos. Muitos nem sabiam que estavam se revelando, avalia a professora.

O secretário de Cultura, João Rodrigues diz que o projeto Esporte, Convívio e Arte se tornou uma das principais atividades orientadas para o atendimento a crianças e adolescentes em oficinas de arte-educação.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por