Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Hoje é dia de São João. Em muitos regiões do Brasil, principalmente em pequenas cidades do interior, é feriado, dia santo, dia de festa e de muita comemoração.
A festa é em homenagem ao santo que embala sonhos e alimenta superstições, numa comemoração sagrada e profana (foto: Wilson Medeiros)
Conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta, São João também é chamado de Santo Festeiro e por isso o dia de seu nascimento, 24 de junho, é comemorado com muita dança, especialmente forró.
Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao seu nascimento como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão
Existe uma lenda que diz que São João adormece no seu dia pois se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra. A lenda acrescenta que os fogos de artifícios são para acordá-lo.“Além de fogueira e fogos de artifício, em seu dia São João recebe homenagens através de levantamento de um mastro que carrega uma bandeira com imagem de três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro, ou apenas com a figura de São João do carneirinho.
FESTA JUNINAS EM MONTES CLAROS
Em Montes Claros, o santo é lembrado com muita festa que, entre outras atrações, inclui fogueira, comidas e bebidas típicas, forró e muita animação. E com a Copa do Mundo que deixa um clima de entusiasmo pairando no ar, a festa fica ainda mais animada
Os clubes se enfeitam de bandeirolas e enchem seus pátios de luz e alegria, com milhares de festeiros vestidos para enfrentar o frio que no mês de junho é bem rigoroso.
Desde o começo do mês vêm acontecendo festas por toda cidade, em homenagem a Santo Antônio e neste final de semana é vez de São João. Ontem foi a 49a edição do Forró do Marista que reuniu uma multidão nas instalações do colégio São José. Também aconteceu ontem o II Arraiá das Formigas, que premiou os melhores grupos de quadrilha, animado pelo forró do Trio Pequizeiro e Eduardinho da Sanfona, na Casa do Tambor.
Hoje, tem festa no country clube Lagoa da Barra, com as tradicionais barraquinhas, rodadas de quentão, comidas típicas, fogueira gigante e muitos fogos para iluminar a noite. Tem também o Arraiá da Fidelidade e as lendárias barraquinhas de São Norberto. No próximo final de semana a festa é em homenagem a São Pedro, no Pentáurea Clube.
E todo ano é assim. Milhares de forrozeiros que se reunem em torno da fogueira, com muito calor humano, rendendo homenagens aos santos que embalam sonhos e alimentam superstições, numa comemoração sagrada e profana, mas sempre com muita alegria.