(ARQUIVO PESSOAL)
Mais de 422 mil mineiros contam os minutos para saber as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. Para muitos estudantes, o resultado previsto para ser divulgado nesta sexta-feira, 18 é o passaporte para a entrada em uma universidade pública.
A pontuação poderá ser usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abrirá as inscrições para instituições de ensino superior estaduais e federais, de todo o país, na próxima segunda-feira.
Na expectativa para conseguir ingressar no curso de história está Matheus Daniel Cândido, de 21 anos. Morador de Montes Claros, ele tentou o Enem pela segunda vez. “Essa foi mais difícil que a outra, mas acredito que tenha boas chances. Quando vai chegando perto, a gente vai ficando mais ansioso para ver o resultado”, diz.
Em Belo Horizonte, Leandro Oliveira Barcelos, de 18 anos, sonha com uma vaga em administração. “Não dá para acabar com o nervosismo. Minha família e eu estamos bem ansiosos para saber quanto tirei”, conta.
O jovem, que fez o Enem pela terceira vez, diz ter se esforçado muito para alcançar uma pontuação que dê a ele a chance de se tornar aluno da UFMG. “E a escola me deu uma boa preparação para isso”, diz.
O resultado estará disponível no site enem.inep.gov.br/participante e no aplicativo oficial do exame. Os participantes terão acesso a quanto obtiveram nos testes de linguagens, ciências humanas e da natureza, matemática e redação.
CÁLCULO
A nota é calculada usando a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O resultado varia conforme o percentual de erros e acertos dos estudantes naquela pergunta. Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos.
Bruna Helena Carneiro dos Santos, de 20 anos, que também participou pela terceira vez dos testes, ainda não sabe se foi bem. Para ela, que tenta uma vaga para o curso de psicologia, as provas em 2018 estavam mais difíceis em comparação com as edições anteriores.
A esperança é que a redação eleve a nota da jovem. “Se eu tiver um bom resultado, a prioridade é a UFMG. Mas, se não conseguir, vou ter que tentar o Fies (Financiamento Estudantil) em alguma faculdade privada”, afirma Bruna Helena.
Neste ano, o Sisu irá oferecer mais de 235 mil vagas distribuídas em 129 universidades públicas. Além disso, o candidato poderá usar a nota para concorrer a bolsas de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fies.
TREINEIROS
As notas a serem divulgadas amanhã só estarão disponíveis para quem concluiu o ensino médio. Os candidatos treineiros, que fizeram as avaliações para testar os conhecimentos, só terão acesso ao resultado em março.
Até lá, mais ansiedade para saber se a experiência valeu a pena. Que o diga Suelen Fernandes Araújo, de 17 anos, que sonha em cursar pedagogia. “O Enem não tem fama de ser uma prova fácil. Então, resolvi treinar antes, tanto o tempo para a realização do exame quanto para observar e aprender sobre as questões”, explica.
*Com Agência Brasil