Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Na última terça-feira, dia 1°, a diretoria da rede Soebras e treze membros do Conselho municipal de saúde de Montes Claros, em sua maioria representantes dos usuários do serviço público de saúde visitaram o campus Amazonas e instalações do campus JK, onde funcionam os cursos da área da saúde da rede. Os visitantes foram conhecer as instalações e a forma como foi aplicado o benefício de quinhentos mil reais, proporcionado pelo Fundo de participação de saúde/ ministério da Saúde, ano passado.
O campus Amazonas é a mais nova unidade da rede Soebras, em um terreno de 110.000 m2 com 11.000 m2 de área construída, onde funcionará o complexo Di Saúde Soebras, com atividades docentes assistenciais de todos os cursos da área da saúde da rede, laboratórios de análises clínicas, centro de diagnóstico por imagem, clínica de avaliação cárdio-respiratória e farmácia de manipulação de medicamentos. O atendimento à população será realizado pelo corpo docente, e acadêmicos dos cursos, com previsão de realizar 700 atendimentos/dia, a partir de 2006.
Buscando a continuidade da construção e equipagem desse centro, a Soebras apresentou junto ao FNS pré-projeto para aquisição de equipamento e material permanente com apoio do então parlamentar e hoje ministro da Saúde, Saraiva Felipe e dos deputados Fernando Diniz e Ademir Camilo, que viabilizaram um investimento em torno de um milhão de reais, liberados após parecer do Conselho municipal de saúde.
Ministro Saraiva Felipe assegura a Ruy Muniz, diretor
da Soebras, recursos para implantação de centro de saúde
(Foto: divulgação)
HISTÓRIA REDE SOEBRAS
No início da visita, o professor Ruy Muniz fez um resgate histórico da Soebras, contando como começou, em 1967, uma entidade filantrópica fundada através da ordem religiosa premonstratense de Montes Claros. A Soebras é possuidora de título de utilidade pública federal, estadual e municipal, registrada no Conselho nacional de Assistência Social, atuando nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, atendendo aproximadamente dezesseis mil alunos, contando com mil e trezentos colaboradores em quinze unidades que compõem a rede, nas cidades de Montes Claros, Januária, Janaúba, Belo Horizonte e Teófilo Otoni.
Cerca de 30% do faturamento da instituição são aplicados em ações assistenciais, que têm como objetivo maior promover a universalização do acesso aos seus serviços.
IMPRESSÕES DO CONSELHO
A lei 8.142/90 dispõe sobre o financiamento e participação popular na implantação, acompanhamento e avaliação dos serviços de saúde. Esse acompanhamento é feito através de instrumentos como fóruns de saúde, conferências municipais de saúde, conselhos gestores locais de saúde, imprensa, promotoria e defensoria pública etc.
Para o secretário do conselho municipal de Saúde, João Batista Alves, conhecer as instalações do complexo do campus Amazonas foi de suma importância, pois o conselho é o instrumento na instituição que tem obtido resultados importantes e de alcance social imenso beneficiando principalmente a população carente. Ele diz que o conselho ainda não conhecia as dimensões do trabalho social da Soebras e da Funorte na área e que com essa visita, foi possível detectar os avanços que a saúde em Montes Claros está tendo com esse trabalho.
Segundo a coordenadora da Atenção básica, da diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde de Montes Claros, da secretaria de estado da Saúde e representante do segmento do governo, Solange de Fátima Ferreira Carvalho, a estrutura organizacional da Soebras e os serviços oferecidos à população vêm sendo efetuados da forma preconizada pelo SUS, ampliando e muito a oferta do serviço de saúde.
- Como membro do conselho municipal de Saúde, ao visitar s instalações da Soebras fiquei agradavelmente surpresa com a estrutura e os serviços de saúde oferecidos. Tenho certeza de que a maior beneficiada com esse investimento será a comunidade, pois o aluno terá oportunidade de aprender e praticar seguindo as diretrizes e princípios do SUS, e é através da formação dos profissionais de saúde que se muda o modelo de atenção e fortalece o atendimento na saúde pública - diz Solange.
A comissão visitante de um modo geral manifestou-se satisfeita com a estrutura e serviços apresentados pela diretoria da Soebras. O próximo passo é inaugurar a nova unidade, onde se concentrarão as atividades docentes assistenciais de todos os cursos da área da saúde que já funcionam no campus JK e do curso de Medicina, que começa a funcionar a partir do próximo ano.