Durante três dias a comunidade acadêmica de Janaúba, e estudantes e professores de universidades de toda região participam de uma jornada de palestras que tem como tema Educação, Ética e Meio Ambiente
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Começa hoje o II Congresso do Isejan, promovido pelo Instituto superior de educação de Janaúba. Na edição deste ano o congresso aborda o tema Educação, Ética e Meio Ambiente, promovendo um debate sobre a necessidade da escola formar cidadãos conscientes de seu papel social e amparar e fortalecer o educador na prática e ensino da ética e valores.
A doutora em filologia Pilar Iglesias Aparício faz um parâmetro entre a educação no Brasil e na Europa
(foto: arquivo)
Até o próximo domingo, um público estimado em cerca de 300 pessoas entre acadêmicos, professores e visitantes, participa de conferências, palestras, mini cursos, oficinas, mesas redondas e atividades interdisciplinares e culturais, com participação e palestrantes de diversas universidades.
Segundo a representante da comissão de divulgação, professora Marly Fátima Silva Lino o congresso também vai promover exposição dos trabalhos científicos produzidos por professores e alunos do Isejan.
- O congresso propõe uma discussão sobre a participação da escola na formação do ser humano, na forma como trabalha os valores e necessidades mais prementes do aluno para a harmonia da convivência entre as pessoas e com o meio ambiente. Somos seres carentes e, mesmo sem saber, buscamos valores permanentes, que não têm preço, mas que têm alma. E a escola é parte fundamental nessa busca - explica a professora.
Entre os palestrantes, o Congresso recebe a assessora técnica de educação da embaixada da Espanha no Brasil, doutora em filologia inglesa, Pilar Iglesias Aparício, que faz um parâmetro entre a educação no Brasil e na Europa e a tradutora do GreenPeace no Brasil, Rosa Maria Neves, que fala sobre educação ambiental na sociedade do conhecimento.
Segundo Marly, o foco das discussões do Congresso é a importância da educação na formação do cidadão livre; a urgente necessidade em refazer o espírito de ser humano tomando este como o pilar fundamental para a convivência; e analisar como a qualidade de vida depende da relação com o meio ambiente.
O Congresso é aberto a acadêmicos e docentes de todos os níveis escolares e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (38) 3821-1070.
A abertura acontece nesta sexta-feira, às 19h, no Isejan, em janaúba.