Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
(fotos: Wilson Medeiros)
Cores, traços, formas e estilos. Tudo junto e misturado para compor a 2ª exposição de artes plásticas Coletivo Singular, que acontece no período de 17 a 31 de outubro na galeria do atelier de arte Márcia Prates.
A mostra apresenta 41 peças selecionadas pela curadora Andréa Prates, incluindo telas em acrílica, painéis em pigmento natural e esculturas em mármore, ferro oxidado, bronze com pátina, madeira, metal e argila.
Idealizado pela artista plástica Márcia Prates, a exposição reúne 24 dos principais artistas plásticos montes-clarenses, criando um ambiente que instiga os sentidos pela multiplicidade de linguagens que as peças traduzem.
Traços de erotismo são marca registrada dos trabalhos
de Felicidade Patrocínio
Segundo a curadora Andréa Prates, desde o vernissage, que aconteceu no dia 17, o espaço tem sido muito visitado.
- Recebemos pessoas de todas as idades, umas curiosas, outras apreciadoras e outras, investidoras. Boa parte das peças expostas já foi vendida e a expectativa é de que, até o final da exposição, tenhamos batido o recorde de visitas em relação à primeira edição, que aconteceu no ano passado – explica Andréa.
Concebida de forma ampla, onde todas as tendências que coexistem contemporaneamente na cidade estão representadas, artistas e curadora tiveram a sensibilidade, sabedoria e responsabilidade de mostrar correntes artísticas distintas, escolas e tendências que representam a arte de Montes Claros.
Andréa explica que o tema Coletivo Singular foi escolhido por reunir grandes nomes das artes plásticas da cidade sem, entretanto, classificar estilos ou criar rótulos, mostrando o artista em sua singularidade.
Estão expostos trabalhos dos artistas Afonso Teixeira, Antônio Mardem, Biolla, Carlos Araújo, Carlos Muniz, Celeste Rodrigues, Konstantin Christoff, Conceição Melo, Fausto Ferreira, Felicidade Patrocínio, Gemma Fonseca, Guilhermina Lúcia, Hélio Brantes, Henrique Torres, Igor Christoff, João Rodrigues, Lourdes Mota, Lúcio Saraiva, Márcia Prates, Marcio Leite, Sérgio Ferreira, Simon J. Barteling e Taco Ferreira.
Painel Homens do Cerrado - Catadores de Pequi, de Antônio Mardem
- Poderíamos ter feito uma exposição com uma única visão de nossa produção artística, mas preferimos a forma ampla, rica e propícia para debates, justamente agora que a pós-modernidade procura caminhos, quando a arte procura reencontrar seu papel social. E sempre tem alguém na galeria para receber os visitantes, esclarecer suas dúvidas, diminuindo a distância entre o público e a arte, desmistificando velhos tabus, como dizer que não entende de arte. Nosso objetivo é mostrar que arte não é para entender e sim para sentir, perceber, emocionar. Essa mistura de tendências é interessante porque agrada a todos os gostos – explica Márcia Prates, idealizadora do projeto.
Andréa diz que pelos trabalhos expostos é possível constatar a notável força transformadora que a cultura e a arte podem assumir quando se pretende mudar uma cidade, trabalhar para melhorar as condições de seu povo, fazer os cidadãos retomar o orgulho pelo seu lugar.
- A exposição é uma reafirmação de vocação criativa de nossos artistas. E cada pessoa que vem visitar sai com um elemento novo para refletir, com uma nova visão talvez até de si mesma, pois a arte tem essa capacidade de revelar emoções e sentimentos mais profundos – explica.
Andréa lamenta apenas a falta de espaços para o artista mostrar seu trabalho
- Em montes Claros não temos espaços para exposição, por isso decidimos transformar o que até então era a oficina de trabalho de Márcia Prates em uma galeria, criando uma nova opção. Desde o ano passado estamos fazendo adaptações para atender à demanda e já entramos para o circuito artístico da região. Mas nossa maior expectativa é de que sejam desenvolvidas políticas públicas que favoreçam o trabalho artístico em Montes Claros em todas as áreas, pois o povo norte mineiro tem um grande potencial criativo e é preciso aproveitá-lo e valorizá-lo - conclui a curadora.
________________________________________
2ª Exposição Coletivo Singular
Atelier de Arte Márcia Prates
Rua Lírio Brant, 810 – Melo – Montes Claros
Entrada gratuita