Enem 2024

Colégio Indyu intensifica preparativos para o exame nacional com alunos

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 27/05/2024 às 20:38.
A estudante Isabela Rocha Santos, de 15 anos, está se preparando para fazer o Enem pela primeira vez como “treineira”. Carlos Cavalcanti, professor de redação e linguagens, acredita que os alunos estão bem preparados para o exame deste ano (LARISSA DURÃES)

A estudante Isabela Rocha Santos, de 15 anos, está se preparando para fazer o Enem pela primeira vez como “treineira”. Carlos Cavalcanti, professor de redação e linguagens, acredita que os alunos estão bem preparados para o exame deste ano (LARISSA DURÃES)

Começou nessa segunda-feira (27) o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que vai até 7 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar o site do Enem e usar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, podendo ser paga até 12 de junho. Na última sexta-feira (24), foram divulgados os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição e das justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos que faltaram às provas.

“As inscrições para o Enem começaram nessa segunda, mas nossa preparação começa no sexto ano”, destaca Isabel Cristina Rodrigues Rabelo, coordenadora pedagógica da educação básica no Colégio Indyu.

O colégio utiliza o sistema de ensino Bernoulli, reconhecido como um dos melhores do Brasil. “Esse material didático já contempla todas as habilidades e competências exigidas pelo Enem e prepara nossos alunos para qualquer processo seletivo”, afirma Isabel.

Para simular as condições do exame, o Colégio Indyu realiza simulados no formato da prova, com correção e horários iguais aos do exame oficial. Isabel também enfatiza a importância do apoio emocional: “Oferecemos palestras e acompanhamento da psicóloga do colégio para auxiliar os alunos a lidar com ansiedade e estresse, especialmente no terceiro ano, sendo um período mais complexo devido à conclusão do ensino médio e diversos processos seletivos”, completa a coordenadora pedagógica.

O Enem é direcionado principalmente para aqueles que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio, geralmente entre 17 e 19 anos. Portanto, a idade mínima para participar do Enem é de 17 anos completos até a data da prova.

A estudante Melissa Antunes, de 17 anos, está determinada a conquistar seu objetivo, o qual é cursar medicina. Ela se prepara com afinco para o exame, participando de todos os exercícios e simulados oferecidos pelo Colégio Indyu. Embora não esteja utilizando o apoio psicológico da escola, Melissa sente-se confiante para enfrentar o desafio. “Não vou desistir caso não alcance meu objetivo neste ano”, diz convicta. Ela compreende que os obstáculos fazem parte da jornada e está disposta a buscar assistência, se necessário. “Se eu não passar e sentir necessidade, vou procurar o apoio psicológico que o colégio oferece, porque todos dizem ser ótimo”, informa.
  
EM BOAS MÃOS
Carlos Cavalcanti, professor de redação e linguagens, acredita que os alunos estão bem preparados para o Enem deste ano. Segundo ele, a preparação é intensa e focada em duas vertentes principais na redação: estrutura do texto e os repertórios socioculturais por eixo temático. “Nosso objetivo é que os alunos consigam escrever sobre qualquer tema, utilizando informações de filmes, séries, citações e alusões culturais, ficcionais e históricas”, explica Carlos.

Carlos destaca que, além de saber escrever, é essencial ter um conhecimento cultural abrangente. A preparação dos alunos para o Enem envolve textos de 30 linhas que cobrem os eixos temáticos como político, social, cultural e científico. O material Bernoulli ajuda a familiarizar os alunos com o formato da prova. Ele também menciona o alto histórico de aprovação de seus alunos, ressaltando que desde o primeiro ano trabalham com metas de 900 pontos, incentivando a correção e reescrita até atingir esse objetivo. 
 
TREINEIROS
Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar como “treineiros”, visando há autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica. 

A estudante Isabela Rocha Santos, de 15 anos, está se preparando para fazer o Enem pela primeira vez como “treineira”. Apesar do nervosismo, ela se sente mais tranquila graças aos simulados que seguem o formato do exame oficial. “Essa preparação ajuda a reduzir a ansiedade, pois, os simulados seguem o mesmo dia, horário e regras do exame oficial.”

Isabela sonha em cursar medicina, um desejo apoiado por sua família desde a infância. Ela reconhece a importância dos treinos e do preparo emocional oferecido pelo Colégio Indyu, que a ajuda a se preparar adequadamente para o Enem e outros desafios futuros. “Ainda vou treinar bastante. Não basta só estudar, é preciso estar preparada para a prova e lidar com o emocional. O Indyu também nos ajuda com isso”, destaca.

“Nosso objetivo é preparar os alunos não só para o Enem, mas para a vida”, conclui a coordenadora pedagógica do colégio, Isabel Rabelo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por