Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A partir desta quarta-feira, 30 de maio, escolas de todo país respondem aos formulários do Educacenso, o censo escolar 2007, promovido pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Em Minas Gerais, os questionários serão aplicados pelo Sied - Sistema Integrado de Informações Educacionais da secretaria de Estado de Educação, em escolas das redes pública (federal, estadual e municipal) e privada.
Realizado anualmente, o censo escolar coleta informações
sobre todos os níveis da educação básica (foto: Wilson Medeiros)
Realizado anualmente, o censo escolar coleta informações sobre todos os níveis da educação básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – e em todas as modalidades - ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico.
De acordo com o SEE, os formulários são preenchidos pelo diretor ou responsável pela escola, que fornece informações sobre funções docentes, matrículas, infra-estrutura, número de escolas por rede, turmas, quantidade de alunos por série, rendimento e movimento dos alunos e transporte escolar. Os dados são separados por nível e modalidade de ensino e por dependência administrativa das escolas o que resulta em um retrato detalhado do sistema de educação básica.
Segundo o Inep, as informações geradas pelo censo ajudam a atualizar as estatísticas e na formulação e aplicação de políticas educacionais. Os dados servem, ainda, de base para cálculo na distribuição de recursos, como o fundeb.
Segundo a SEE, até o mês de março o processo de matrícula ainda não está totalmente concluído, com cadastros duplos devido a mudanças de escolas, comuns no início do ano letivo. Por esse motivo, o formulário que antes era distribuído em março, neste ano teve a data alterada para maio, quando o sistema de cadastro já está estabilizado.
A coleta de dados acontece até o dia 31 de agosto.
De acordo com o Inep nenhuma outra empresa está autorizada a oferecer serviços relacionados à coleta de dados para o Educacenso 2007. Segundo o instituto, o ministério da Educação fornece os recursos tecnológicos necessários para que as escolas da rede pública e privada forneçam os dados para o censo escolar. Além de os sistemas serem de fácil utilização, para as escolas que apresentarem dificuldade, o Mec oferece treinamento para o uso dessas ferramentas e tutoriais que explicam, detalhadamente, as etapas a serem seguidas. Outras informações podem ser adquiridas no site do Inep ou pelo e-mail: censoescolar@inep.gov.br
CENSO 2006
De acordo com o Inep, os resultados finais do censo escolar de 2006 contabilizaram, aproximadamente, 55,9 milhões de matrículas e 203,9 mil estabelecimentos educacionais que oferecem as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica. As matrículas são ofertadas, principalmente, pelas administrações municipais (44,8%) e estaduais de ensino (41,7%). (Com informações do Inep)