Jerúsia Arruda
Repórter
onorte@onorte.net
Quadrilha, forró, axé, show de violeiros, futebol e, é claro, desfile de cavaleiros e amazonas. Assim foi a II Grande Festa de São João, na cidade de Catuti, situada a 665 quilômetros de Belo Horizonte, que reuniu um grande público para curtir as três noites de festa e participar da Cavalgada Nacional do Circuito Turístico da Serra Geral, que neste ano concorreu ao título de maior do Brasil, até então detido pela cidade de Andradina/Pernambuco.
Depois de realizar a primeira cavalgada, no ano passado, o prefeito de Catuti, José Barbosa Filho, o Zinga, entusiasmado, lançou o desafio de transformar o evento em uma disputa nacional. Criou, então, uma estrutura para que fosse aprovada e aceita no circuito nacional e convidou os municípios vizinhos e do sul da Bahia para participar da cavalgada, que seria acompanhada pelo Rank Brasil. A idéia era bater o recorde de Andradina, que registrou 834 cavaleiros uniformizados na última cavalgada, conforme registro do livro dos recordes.
CAVALGADA
A festa começou dia 16, sexta-feira, com uma programação tipicamente junina, indo até à noite de sábado. Logo pela manhã de domingo, 18, ao som do violeiro Heberth Lincoln, uma multidão de cavaleiros se concentrou às margens do balneário, de onde partiu às 9 horas em direção à fazenda Grande Sertão, em Riachinho, próximo ao município de Monte Azul.
(foto: Gal Bernardo)
A grande e festiva cavalaria atravessou o percurso de 12 km, com uma paisagem que rememorava o sertão de Guimarães Rosa, chegando por volta do meio-dia na fazenda Grande Sertão, onde era aguardada pela música de Carlos Maia e Charles Boavista.
QUEBRA DE RECORDE
Na fazenda Grande Sertão, os cavaleiros passaram por uma minunciosa contagem, acompanhada pelos auditores do Rank Brasil que, depois de três horas, anunciaram o recorde: 840 cavaleiros uniformizados. Mesmo com a pequena diferença de 6 cavaleiros em relação à Andradina, a quebra do recorde foi comemorada.
A festa emendou nas comemorações pela vitória de 2 X 0 da seleção brasileira sobre a seleção australiana, que se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo. O jogo foi exibido em um telão montado em Riachinho, onde cavaleiros e foliões se concentraram, aguardando resultado da contagem.
TURISMO ECOLÓGICO
Segundo o prefeito de Catuti, a partir de agora a cavalgada entra para o calendário de festas da região.
- Mais do que uma momento de lazer e interação entre os municípios, a cavalgada nacional realizada no circuito da Serra Geral representa um crescimento do turismo ecológico na região, o que certamente gerará emprego e renda. Essa vitória só foi possível porque todos os municípios receberam positivamente nosso convite, participando da festa, diz Zinga.
ENCERRAMENTO
A festa terminou ao som da banda Baião Tropical, de Montes Claros, que tocou forró até madrugada de segunda-feira.