Logotipo O Norte
Segunda-Feira,21 de Julho

Campanha pela doação de sangue mobiliza comunidade

Jornal O Norte
Publicado em 23/01/2007 às 11:40.Atualizado em 15/11/2021 às 07:56.

Dia 20 de janeiro é Dia do Farmacêutico. Em parceria com o Hemominas, diversos instituições promovem campanha pela doação de sangue para comemorar a passagem da data. O curso de Farmácia da rede Soebras é um dos parceiros



Larissa Teixeira


Ascom/Soebras



Doar sangue: uma receita de vida, essa é a campanha realizada pela Fundação Hemominas em parceria com suas unidades, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais, Conselho Regional de Farmácia e órgãos afins, em comemoração ao dia do farmacêutico, 20 de janeiro.



Com o apoio da rede Soebras, através do curso de Farmácia, a campanha é um gesto solidário para despertar esses profissionais na doação de sangue.



A cada ano, a campanha enfoca um tema relacionado à saúde pública, como doação de medicamentos e orientação aos pacientes quanto ao uso correto.



A Coordenadora, professora Cléia Maria Almeida Prado, explica que o curso está estruturado para atender todas as necessidades, tanto em nível teórico como prático.



- Participamos de jornadas, visitas técnicas em estabelecimentos farmacêuticos, seminários e encontros - destaca.



De acordo com a coordenadora, o próprio currículo proporciona a formação de profissionais que venham atender às necessidades da sociedade. Segundo ela, neste semestre, o curso já entra para o 5º período com vestibular semestral, oferecendo 50 vagas em período integral.



EM FOCO



Entre as principais notícias relacionadas à profissão de farmacêutico estão a intoxicação, ocasionada principalmente em crianças, que são mais acometidas por causa fragilidade própria da idade. Outro problema enfrentado pelos órgãos competentes é quanto à auto-medicação, por essa razão a necessidade da orientação permanente de um farmacêutico. Em parceria com outro profissional de saúde, os riscos serão diminuídos e o tratamento mais eficaz.



CURSO



Recentemente, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais destacou que existe um mercado aberto em diversas regiões do país.



- Há uma necessidade desse profissional atuando em hospitais, indústrias e nos setores comerciais – diz a professora Cléia.



Entre os trabalhos desenvolvidos pela coordenação do Curso de Farmácia da rede Soebras, destaca-se o projeto Farmácia-Escola, local que possibilita ao estudante a prática profissional, orientada por professores. A Farmácia-Escola objetiva servir à população, orientando-a, não somente na distribuição de medicamentos, como também na consulta com o farmacêutico.



A grade curricular contempla um número diverso de disciplinas optativas que permitem ao estudante conhecer o que há de novo no mercado.



- É ressaltado não somente a ciência farmacêutica, mas quanto às relações humanas. E isso não é utopia, é possível sim, afinal temos constatações positivas de outros países que procuram, cada vez mais, estreitar as relações entre o profissional e o paciente - assegura a coordenadora.



RESULTADOS



O curso de Farmácia e mais 10 cursos da rede Soebras foram selecionados pela Secretaria de Estado da Saúde para participar do PISI - Programa de Integração Serviço Ensino. Nesse ano, os acadêmicos vão estagiar em 25 municípios de maior necessidade em saúde. Os alunos selecionados serão bolsistas e atuarão diretamente na saúde pública, com o suporte e auxílio dos professores-orientadores, que também vão receber investimento da rede.



Em abril, a coordenação promove a I Jornada de Estudos Farmacêuticos, onde profissionais de Minas como também de outros estados, vêm tratar de interesses profissionais e outras questões do mercado profissional.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por