Caminhos dos Geraes quer potencializar o turismo ecológico

Jornal O Norte
06/02/2006 às 12:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:29

A prefeitura de Montes Claros quer aproveitar a semente lançada pela expedição Caminhos dos Geraes, ocorrida em novembro do ano passado, para criar na região um circuito turístico, tendo como referência os principais municípios que integraram o roteiro. A iniciativa pretende potencializar a atividade no Norte de Minas e garantir repasse de recursos dos governos estadual e federal, uma vez que os circuitos são prioritários para os investimentos nessa área.

A gerente de turismo da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Kênia Torres acredita que a mobilização, que começou no segundo semestre do ano passado, ganhe mais força a partir de agora. É que a expedição Caminhos dos Geraes já identificou as principais vocações dos municípios que provavelmente estarão envolvidos no projeto. Segundo os levantamentos, a  maioria possui um forte potencial para o turismo ecológico e de contemplação, dentre outras opções.

CIRCUITO

Segundo definição da secretaria estadual de Turismo de Minas Gerais, um circuito turístico compreende um conjunto de municípios com potencial turístico e relativa proximidade em determinada área geográfica caracterizado pela predominância de certos elementos da cultura, da história e da natureza. A formação de um circuito pressupõe a identidade e a associação entre esses municípios, que unem atrativos, equipamentos e serviços, com o objetivo de enriquecer as opções de visita e, em conseqüência, aumentar o número e a permanência de turistas, além de gerar trabalho, renda e qualidade de vida.

Kênia Torres, por sua vez, lembra que para viabilizar um circuito turístico é necessário pelo menos uma cidade com infra-estrutura suficiente para que os turistas sejam acolhidos e possam se deslocar, a partir dela, para outros pontos de visitação nos demais municípios.

- Neste contexto, Montes Claros terá um papel fundamental, como pólo receptor-emissor do fluxo turístico regional. A cidade possui algumas condições favoráveis, com uma estrutura aeroportuária e rodoviária e de agências de turismo capaz de atender às demandas geradas pelas atividades e projetos que serão desenvolvidos a partir do circuito - destacou.

O grupo deverá ser composto de, no máximo, 17 cidades. Para garantir coerência na vocação identificada no circuito, a prefeitura está tentando mobilizar os principais municípios com potenciais para o turismo ecológico.

REUNIÃO

Ainda neste mês, haverá em Montes Claros uma reunião com o diretor de descentralização da secretaria de estado do Turismo, Ronildo Araújo Machado, que dará informações sobre a formação dos circuitos turísticos e sua importância. A idéia é que a partir de então as reuniões sejam itinerantes, o que possibilitará uma interação maior entre os participantes, que poderão, ainda, conhecer o potencial do Caminho dos Geraes.

Durante a 16ª Festa nacional do Pequi, realizada em novembro de 2005, a prefeitura de Montes Claros lançou a primeira expedição Caminhos dos Geraes, cujo objetivo foi desbravar o potencial turístico-cultural e ambiental de diversos municípios do Norte de Minas e apresentá-lo à mídia nacional.

Em três dias, a expedição composta de jornalistas, professores, pesquisadores, intelectuais e artistas percorreu quatro caminhos. O material coletado pelas equipes vai gerar exposição de fotos itinerante, revista especializada e DVD.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por