Cadastro escolar 2008 vai até dia 22

Jornal O Norte
Publicado em 18/06/2007 às 16:49.Atualizado em 15/11/2021 às 08:07.

A rede pública de ensino de Minas Gerais abre inscrições para preenchimento de vagas na educação infantil e no ensino fundamental para 2008. Em Montes Claros foram montados 46 postos de inscrição



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Até o dia 22 de junho superintendência regional de Ensino de Montes Claros realiza o cadastro escolar em escolas da rede pública dos 30 municípios de sua área de abrangência.



Realizado anualmente pela secretaria de Estado de Educação em parceria com a prefeitura, de acordo com a SRE-MOC, o cadastro escolar é o período de inscrição para vagas no ensino fundamental na rede pública municipal e estadual de ensino em todo estado.






Crianças que completarão seis de idade até 30 de junho de 2008 podem ser inscritas para vaga nas escolas-pólo de educação infantil e fase introdutória do ensino fundamental


(foto: Wilson Medeiros)



Em Minas Gerais a rede pública oferece o ensino fundamental em nove anos e as crianças que completarão seis de idade até 30 de junho de 2008 podem ser inscritas para vaga nas escolas-pólo de educação infantil e fase introdutória do ensino fundamental. Para as demais fases, podem ser inscritas todas as crianças que estão fora da rede pública.



Segundo a inspetora escolar, Anália Cristina Antunes Meira a SRE-MOC selecionou em Montes Claros 46 escolas, entre municipais e estaduais, que atuarão como postos de inscrição.



- A Superintendência treinou uma comissão em cada uma dessas escolas e preparou um catálogo com a relação de todas as escolas da cidade e sua localização, de forma que inscrever seus filhos, os pais possam indicar as três instituições mais próximas ao seu endereço residencial. Passado o período de inscrição, vamos reunir para fazer a seleção de cadastro, que terá como critério básico a localização – explica a professora.



Anália explica que no ano passado foram instalados postos de inscrição em outros locais, mas a experiência não foi positiva, por isso, neste ano, as inscrições serão feitas somente nas escolas.



- Estudantes de escolas particulares que querem se transferir para a rede pública, crianças que estão fora das escolas e crianças que concluíram a educação infantil podem participar do cadastro escolar – completa Anália.



As inscrições para o Cadastro Escolar podem ser feitas pelos pais ou responsáveis pelo aluno, que deverão apresentar original e cópia da certidão de nascimento do candidato; comprovante de residência e da caderneta ou boletim (histórico escolar) da escola de origem, nos casos de transferência para a rede pública ou de retomada de estudos. De acordo com a inspetora, não haverá qualquer cobrança de taxa de inscrição.



Anália ressalta que o Cadastro Escolar permite ao governo do estado e às prefeituras dimensionar a demanda escolar, encaminhar com mais eficácia as crianças que vão iniciar os estudos para a escola mais próxima de sua residência e, também, os alunos que pretendem uma vaga na rede pública, seja por transferência, ou para retornar à escola em uma das nove séries do ensino fundamental.



Outras informações podem ser obtidas na SRE-MOC (38) 3212-2191; 3212-2806; 3212-2990.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por