Caça a talentos dos números

Aluna do Colégio Indyu é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

Alice Veloso (*)
22/02/2019 às 06:27.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:40
 (REPRODUÇÃO)

(REPRODUÇÃO)

Instituições de ensino de todo o país, públicas ou particulares, já podem inscrever alunos na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Criada em 2005, a competição tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Escolas particulares também podem se inscrever com número limitado de participantes.

As inscrições vão até 15 de março e são válidas para estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental e até o ensino médio. Somente o diretor da escola pode fazer a inscrição da instituição de ensino e apenas por meio do site da Obmep.

Com êxito nas edições passadas da competição, o Colégio Indyu, de Montes Claros, será uma das instituições participantes. Em 2017, a aluna Anna Letícia de Souza, que cursa hoje o 1º ano do ensino médio, recebeu menção honrosa pelo desempenho na 13ª Obmep.

“Embora tenha ficado nervosa, achei muito tranquila a prova. À medida em que a gente vai fazendo, pega confiança para ir resolvendo as questões. Ainda não sei o resultado de 2018, mas fiquei muito feliz sabendo que passei da primeira fase e, neste ano, tenho como objetivo receber a medalha”, diz a aluna, que tem a matemática como matéria preferida.

Ela vê a olimpíada como incentivo para alunos bons na disciplina e que podem ser reconhecidos pelo talento.

Coordenadora pedagógica do Colégio Indyu, Patrícia Silveira diz que neste ano todas as turmas do colégio, do fundamental e do médio, irão participar da Obmep 2019.

Coordenador Regional Obmep de Montes Claros, Rosivaldo Antônio Gonçalves ressalta que a participação das escolas dá oportunidade aos alunos de demonstrarem os talentos na área.

Sobre a participação das escolas do Norte de Minas na Olimpíada, afirma que desde 2005 é notada uma evolução no número de premiados, sendo que esse número saiu de 27 medalhas no início e atingiu 132 em 2017 e 119 em 2018. No ano passado, foram cerca de 300 menções honrosas.

“Ou seja, mais de 400 alunos com notável desempenho. O total de medalhas no Brasil é 6 mil, portanto, os números no Norte de Minas são de encher os olhos”, afirma.
 
APRENDIZAGEM
Para Rosivaldo, a Obmep é importante para que os alunos estudem mais matemática, desenvolvam a organicidade e lógica de raciocínio, mostrando um crescimento na aprendizagem.

“Quanto mais as escolas participam da Obmep, melhores são os resultados delas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme pesquisa já realizada pelo departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP)”, destaca.

A competição é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Em 2018 foram mais de 18 milhões de alunos de todo o país participantes da disputa. Em Minas, 10.474 receberam medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. No Norte de Minas, é estimulada a participação de cerca de 270 mil alunos e de aproximadamente 156 municípios do Norte e Vales de Minas em 2019.

O processo da olimpíada é dividido em três etapas. Na primeira fase, é aplicada uma prova com questões de múltipla escolha. Na segunda, acrescentam-se as questões abertas com justificativas – nessa 5% dos participantes são escolhidos e selecionados para as próximas disputas.

A Unimontes desenvolve o Programa de Iniciação Científica (PIC) que oferece curso para quem já participou de edições anteriores, foi premiado e fará testes da 2ª etapa da Olimpíada. As aulas são ministradas pelos professores da universidade.

O aluno medalhista recebe do projeto, via e-mail, convite para participar das aulas preparatórias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3229-8403.
(*) Estagiária, sob supervisão do editor

SAIBA MAIS
A programação para a Obmep 2019 já está definida
5 de fevereiro a 15 de março - Período de inscrições
16 de março a 25 de março - Período de emissão e pagamento dos boletos (somente para escolas privadas)
21 de maio - Prova da 1ª fase
22 de maio a 4 de junho - Período para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase
5 de julho - Divulgação dos classificados para a 2ª fase
8 de julho a 9 de agosto - Período para as escolas solicitarem tratamento especial somente através de login em www.obmep.org.br
27 de agosto - Divulgação dos locais de provas no site www.obmep.org.br
28 de agosto a 13 de setembro - Período para as escolas solicitarem prova em trânsito
28 de setembro - Prova da 2ª fase
3 de dezembro - Divulgação dos premiados

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por