Avaliação promovida pelo Ministério da Educação mostra que alunos do ProUni tiveram desempenho superior em relação aos demais estudantes da rede privada de ensino superior. A comparação considerou os cursos de instituições particulares onde há tanto alunos atendidos quanto não-atendidos pelo Programa
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Na última quinta-feira o ministério da Educação divulgou o resultado da avaliação realizada com estudantes bolsistas do ProUni, através do Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes que anualmente testa os conhecimentos dos alunos adquiridos nas universidades de todo país.
De acordo com dados do Mec, 370.435 estudantes fizeram o Enade, entre eles, 30.309 bolsistas do ProUni - Programa Universidade para Todos. Esta foi a primeira vez que os estudantes do Programa foram avaliados pelo Enade, cujo resultado final será divulgado no próximo mês de maio, mas, segundo o Mec, os resultados apontam para uma diferença significativa entre o desempenho dos estudantes do ProUni e o dos outros alunos.
No exame, foram avaliadas as áreas de comunicação social, administração, biblioteconomia, turismo, música, teatro, psicologia, biomedicina, contabilidade, economia, design, secretariado executivo, direito e formação de professores, e os alunos alcançaram notas médias mais altas do que os não-bolsistas em todas as áreas avaliadas.
Segundo parcial dos resultados divulgados pelo Mec, em escala de zero a cem, os bolsistas do ProUni tiraram média de 42,3, enquanto os não-bolsistas ficaram com 34,4, considerando a média final das provas de conhecimentos gerais e específicos. Em administração a média foi de 42,3 pontos, enquanto que a dos não bolsistas foi de 34,4 pontos; em direito, 43,5 contra 38,4; em comunicação social a diferença é de 7,2 pontos com a média de 44,3 para os bolsistas; em psicologia, 48,8 ante 42,4; e, em biomedicina a diferença é ainda maior entre os dois grupos: 45,7, ante 36,7
Nas áreas de biblioteconomia, ciências econômicas, música, secretariado executivo e teatro a diferença da nota não tem valor estatístico, já que o exame é por amostragem e os resultados apresentam margem de erro, mas as outras áreas o desempenho dos bolsistas foi comprovadamente melhor, conforme atesta o exame. (Com informações do Mec)
PROUNI
Atualmente, mais de 200 mil alunos são beneficiados com o ProUni. Para concorrer à bolsa, o estudante deve ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e ter tirado uma média igual ou maior que 45 pontos; também deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, como bolsista integral em escola particular; e comprovar renda de até um salário mínimo e meio para concorrer à bolsa integral, e até três salários mínimos para a bolsa parcial. Nos três primeiros processos seletivos do ProUni, realizados em 2005 e 2006, foram concedidas bolsas integrais e parciais a 201.548 estudantes.
Desses, 164.993 estão matriculados e cursando o ensino superior. Outros 1.121 bolsistas já concluíram seus estudos e se diplomaram. São 9.260 os bolsistas que estão com suas bolsas temporariamente suspensas, com matrícula trancada no semestre em curso.
Os estudantes que desejam concorrer a bolsas de estudos integrais e parciais do ProUni, para cursos que iniciam no segundo semestre deste ano, já podem preparar os documentos. As inscrições serão abertas no dia 23 de maio e a divulgação dos selecionados será feita em 14 de junho.