Aventura e aprendizado: Acadêmicos, professores, espeleólogos e ambientalistas participam de excursões por lapas do Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 26/04/2007 às 09:57.Atualizado em 15/11/2021 às 08:03.

Acadêmicos, professores, espeleólogos e ambientalistas participam de excursões por lapas do Norte de Minas. As atividades fazem parte do aprendizado prático do curso de Espeleologia realizado pela primeira vez em Montes Claros



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



Famosa por suas riquezas naturais, a região Norte de Minas abriga algumas das mais belas lapas de Minas Gerais, inclusive a maior caverna do estado, a Lapa Sem Fim, na zona rural do município de Brasília de Minas, com 18 km topografados.



Para estudar melhor a geografia da região, acadêmicos dos cursos de Geografia e História da Soebras e da Unimontes participaram excursões às Lapas D’água e Claudina, em Montes Claros e na a Lapa Sem Fim, como aulas práticas do 1º Curso Básico de Espeleologia aplicada a Geografia, promovido pelo Isemoc/Soebras, no período de 31 de março a 22 de abril deste ano.



A Espeleologia se dedica ao estudo das cavernas, desde os aspectos técnicos da progressão em grutas até a análise da gênese, evolução, meio físico e biológico do mundo subterrâneo e, de acordo a coordenadora do curso de geografia da Isemoc/Soebras, Ana Ivânia Alves Fonseca, durante as excursões os alunos puderam vivenciar esse universo de perto, se aventurar pelos mistérios e encantos da natureza e aperfeiçoar os conhecimentos teóricos adquiridos na primeira etapa do curso. Os alunos tiveram práticas com noções em Geologia, Geomorfologia, Biologia e História, além de conhecimentos específicos em Espeleometria (topografia em cavernas e croquis), Geoespeleologia, Bioespeleologia, Exploração (Técnicas de Campo e Gabinete em Cartografia), Nós e Amarrações, Espeleogênese, Arqueopaleontologia, Prospecção e Caracterização de cavernas e Animais peçonhentos.



- Essas aulas tornam os estudantes mais aptos em lidar com as peculiaridades da disciplina e entender melhor seu o caráter científico na prática, além de conscientizar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente – diz a professora.



Segundo Ana Ivânia, participaram do curso acadêmicos do curso de Geografia e História do Isemoc/Soebras e da Unimontes e do curso de Biologia da Unimontes, além de professores do ensino superior do Isemoc/Soebras, Unimontes, Ceiva – Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco, em Januária, espeleólogos e pessoas que realizam trabalhos relacionados com a preservação do meio ambiente.



A partir do curso foi formado um Grupo de Espeleologia, que dará seqüência aos estudos iniciados nas cavernas da região.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por