Logotipo O Norte
Segunda-Feira,25 de Novembro

As inovações deste ano na Festa nacional do pequi

Jornal O Norte
17/11/2005 às 11:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

A 16ª  Festa nacional do pequi que começou ontem apresenta neste ano algumas inovações, entre elas, a ampliação do período de comemorações, que passa a incluir uma semana prévia de debates visando suprir uma necessidade  de se discutir com maior profundidade sobre as questões do cerrado, como um dos biomas mais importantes do país - como explorá-lo sem causar danos, e como trabalhar pela sua preservação. Nos debates, que acontecem de 16 a 23 de novembro no núcleo de Ciências Agrárias da UFMG e Unimontes  serão abordados temas como o extrativismo sustentável, a formação de novos pomares de pequizeiros, melhoramento genético do pequi, criação de cooperativas de produção agro-ecológica do cerrado, estratégias de convivência com a seca e  preservação e revitalização dos rios.

A segunda etapa da festa acontece de 25 a 27 de novembro no mercado municipal, com atividades artísticas e culturais, que incluem shows musicais, oficinas, caravanas culturais, festival de música sertaneja e o tradicional concurso Pequi com arroz.

ENCONTRO DE EDUCADORES

Com o tema A Reinvenção do cerrado, o 9º Encontro de educadores, que acontece no dia 24 de 8h às 19h, no centro cultural Hermes de Paula, reúne pesquisadores, professores, acadêmicos, empresários e artistas para debater sobre assuntos como Meio ambiente e cultura escolar, A reinvenção da vida no cerrado, Saber cuidar do cerrado e Grito dos rios - uma ação de formação de agentes ambientais. Além dos debates, haverá exibição de filmes e apresentações artísticas.

A abertura oficial da Festa do pequi será no dia 24, às 19h, no Centro cultural, com lançamento da revista Verde Grande (nº 3), que é inteiramente dedicada às questões do cerrado, e do livro Receitas do cerrado, de Amelina Chaves. Haverá ainda  show com a orquestra de rabecas do sertão e exposição regional de artes plásticas.

CAMINHOS DOS GERAIS

Do dia 23 a 25 de novembro, a expedição ecológica Caminhos dos gerais leva jornalistas, professores, ambientalistas e documentaristas a quatro diferentes roteiros, com o objetivo de fazer um levantamento ambiental e cultural do Norte de Minas. Segundo o prefeito Athos Avelino, a idéia é compartilhar  a Festa do pequi com outros municípios, já que o pequizeiro não é exclusividade de Montes Claros.

- O desenvolvimento regional como um todo é vital para o nosso desenvolvimento, e a cidade não resolve os seus problemas, sozinha - comenta o prefeito, que diz considerar imprescindível essa inserção regional.

A chegada da expedição está prevista para à tarde do dia 25, no mercado municipal, onde os participantes apresentarão os registros e impressões da viagem, que deverão se transformar em artigos para a próxima edição da revista Verde Grande. A programação do dia se encerra com apresentação dos cantores, Charles Boavista, Carlos Maia e Zé Lu, de Montes Claros, e Vander Lee, de Belo Horizonte.

Para hoje estão previstas, de 8h às 18h, no núcleo de ciências agrárias da UFMG  palestras sobre o valor nutricional do pequizeiro, projeto Plantas do futuro,  ponto de colheita do pequizeiro, técnicas de processamento e qualidade química do fruto.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por