A melhoria das condições de vida dos moradores de 44 áreas de assentamentos em 16 municípios do Norte de Minas está sendo viabilizada por intermédio dos cursos Alfabetização e Escolarização de Jovens e Adultos e Magistério no Campo, ministrados pela Unimontes, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do governo federal.
As atividades são desenvolvidas em parceria com o Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, contando, ainda, com o apoio da Fetaemg - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais e do Centro de Agricultura Alternativa (CAA) do Norte de Minas. No âmbito da Unimontes, as ações do Pronera são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão.
PROJETO
Nos cursos de projeto de alfabetização (primeira a quarta série) e escolarização (quinta a oitava série) são atendidos 1.227 alunos - totalizando 58 turmas – enquanto o Magistério no Campo capacita 63 educadores, recrutados nas próprias áreas de assentamentos.
A iniciativa envolve nove professores e 24 acadêmicos/bolsistas dos cursos de Pedagogia, Geografia, Filosofia, História, Matemática, Letras, Normal Superior e Educação Física, da Unimontes, que fazem o acompanhamento pedagógico nas áreas de reforma agrária. Os assentamentos são visitados, periodicamente, por dois técnicos do CAA.
CURSOS
Ministrados em salas montadas nos assentamentos, os cursos foram iniciados em maio último e serão concluídos em dois anos. Por intermédio do Magistério no Campo e dos cursos de alfabetização e escolarização, a proposta é oferecer uma educação diferenciada para o meio rural. Uma das questões trabalhadas diz respeito à Agroecologia, que tem como objetivo orientar as pessoas sobre a exploração da agricultura de maneira sustentável, conciliando-a com a preservação do meio ambiente.