Nesta segunda-feira, 06/02, a prefeitura de Montes Claros dá o pontapé inicial para que os 780 candidatos aprovados no primeiro processo seletivo de 2006 do Pré-vestibular municipal comecem a se preparar para concorrer a uma vaga na universidade. Com as presenças do prefeito Athos Avelino, do secretário municipal de Educação, professor Gilmar Ribeiro, da gerente Técnico-Pedagógica, professora Maria Isabel Magalhães (Baby) Figueiredo Sobreira, e do coordenador do Pré-vestibular municipal, Augusto José Querino, a aula inaugural do cursinho será realizada no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da universidade estadual de Montes Claros a partir das 19 horas.
O pré-vestibular municipal que na atual administração passou a ser semestral, triplicando a oferta de vagas, é destinado a estudantes comprovadamente de baixa renda e egressos de escolas públicas, dentro de uma perspectiva das políticas afirmativas e da educação inclusiva. Eles tentam ingressar no cursinho da prefeitura em busca de uma preparação vestibular para cursos nas áreas de ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Gerenciais.
PROVAS
A aplicação das provas para os 2.720 candidatos inscritos no primeiro processo seletivo de 2006 do Pré-vestibular municipal aconteceu no dia 18 de dezembro. Em relação ao último concurso, no mês de julho, houve um aumento aproximado de 60% nas inscrições. O número de candidatos por vaga, segundo cada uma das áreas oferecidas, foi de 3,6 para Humanas; 3,2 para Biológicas; 5 para Exatas; e 3 para Gerenciais.
Os resultados alcançados são animadores. No vestibular que a Unimontes organizou em meados do ano passado, por exemplo, o Pré-vestibular municipal conseguiu aprovar dezenas de alunos. O cursinho funciona nos Caics dos bairros Renascença e Maracanã, na escola municipal Jason Caetano e na Escola Normal, de segunda a sexta-feira, das 19 às 23 horas, com plantões aos sábados.