Curso técnico gratuito

Alunos do Indyu, participantes do projeto Trilhas de Futuro, celebram oportunidades na carreira

Leonardo Queiroz
21/04/2022 às 11:23.
Atualizado em 21/04/2022 às 11:40
O curso técnico em Prótese Dentária pode abrir várias perspectivas aos alunos: além da formação, há uma linha direta com o mercado (INDYU/DIVULGAÇÃO)

O curso técnico em Prótese Dentária pode abrir várias perspectivas aos alunos: além da formação, há uma linha direta com o mercado (INDYU/DIVULGAÇÃO)

Um novo ciclo marca a vida de Ítalo Afonso Carlos Soares, de 18 anos. Apesar da pouca idade, o jovem já conseguiu realizar o sonho profissional de trabalhar na área que escolheu: enfermagem. Antes mesmo de concluir o ensino médio, Ítalo conseguiu uma vaga no curso técnico do Indyu, dentro do projeto Trilhas de Futuro. E já conquistou uma vaga em uma unidade de saúde de Montes Claros.

“Sempre sonhei com a enfermagem. Minha avó é enfermeira e meus parentes são da área da saúde. Está sendo uma experiência incrível”, conta o aluno que se desloca do Vila Áurea até o Indyu.

E quem quer, assim como Ítalo, ver um novo futuro se desenhar, precisa correr para se candidatar a uma vaga no curso técnico na escola de Montes Claros, oferecida em parceria com o governo de Minas. O curso é gratuito e o aluno ainda recebe vales transporte e alimentação. 

As inscrições devem ser feitas até 25 de abril pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. No Indyu são oferecidas vagas nos cursos técnicos de Enfermagem, em Saúde Bucal e em Prótese Dentária.

O projeto tem o objetivo de oferecer formação para jovens mineiros. “Fiz minha inscrição e não imaginava ser aprovado. Foi uma grande surpresa e felicidade. Foi tão intenso que cheguei até a pensar se era isso mesmo que eu queria. Bateu aquela dúvida”, conta Ítalo.

No entanto, assim que teve contato com pacientes e com as práticas da profissão no estágio de humanização no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, Ítalo afastou qualquer dúvida.

“Quando comecei a desenvolver atividades mais complexas, como injeção intramuscular, banho no leito e contato direto com pacientes, tive a certeza que era realmente o que queria”, garante.

O jovem diz que o curso técnico abriu um novo ciclo na vida dele. “Tive a oportunidade de me destacar através do estágio e fui indicado para trabalhar em um hospital. Hoje faço parte do Hospital Pro-Vida, no bairro Maracanã, e já me sinto realizado”, comemora.
 
NOVOS RUMOS
A alegria também está na fala da aluna Thalita Soares Carvalho, de 20 anos, que está cursando o módulo II do curso Técnico em Prótese Dentária. “Confesso que não conhecia muito da área, mas me apaixonei de cara pelo curso e já penso em fazer Odontologia e me especializar na área quando terminar a graduação técnica”, planeja.

A aluna do Indyu está ansiosa para começar o estágio, previsto para o próximo módulo. “Sei que oportunidades vão aparecer a partir de agora”, diz. Ela destaca que o corpo docente do colégio é maravilhoso, com professores preparados e capacitados.

“Já indiquei para todos meus amigos se inscreverem nessa nova etapa, que se encerra no próximo dia 25”, conta Thalita. 

Quem pode participar
Poderão se inscrever no projeto Trilhas de Futuro estudantes de escolas públicas e privadas, regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio, e também jovens que já concluíram o ensino médio.

O Trilhas de Futuro é um projeto do governo do Estado para a oferta gratuita de cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio. O projeto tem como objetivo ofertar aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

Inicialmente, serão ofertadas 40 mil vagas para cursos técnicos. 

O interessado em cursar uma das três graduações técnicas pelo Indyu deve procurar pelo nome ÚNICA no site no momento da inscrição. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por