(Greicyele Rodrigues/divulgação)
Alunos do colégio Indyu comemoram o desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado para selecionar quem vai estudar em instituições de ensino superior no país. Carlos Henrique Gonçalves Santana, Wigor Macolly Batista Souza e Silva e Ísis Gabrielle Durães Prates estão no seleto grupo de participantes que tiveram aproveitamento maior que 88% na prova, considerada uma das mais difíceis do Enem.
A redação vale mil pontos. Carlos Henrique marcou 980. Ele conta que não mediu esforços para obter o resultado.
“Tudo que aprendi sobre redação foi no Colégio Indyu, com disciplinas ministradas pela professora Fabiana Carneiro, que trabalhou, durante todo o ensino médio, com um projeto em que desenvolvíamos uma redação semanalmente e que ajudou muito na minha preparação”, diz.
“Também, em geral, tive ajuda de professores de outras disciplinas, todos sempre muito acessíveis para tirar minhas dúvidas. Conciliei, ainda, leituras de livros em casa, resolução de blocos de exercícios e simulados realizados pelo colégio. Sem falar nas orientações do Núcleo de Orientação Psicopedagógico – NOPP”, frisou.
Carlos ainda não bateu o martelo sobre qual graduação vai fazer. Em princípio, está dividido entre os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Minas.
“Estou muito feliz pelo resultado que alcancei e por poder cursar uma das graduações que sempre sonhei”, completa.
Também destaque na redação, Wigor alcançou 880 pontos. Do ensino fundamental ao médio, estudou por sete anos no Indyu.
“Sempre tive um bom acompanhamento de todos os professores, que têm alta qualificação. Nunca fiz cursinho em outra instituição. Quem me ajudou com a redação foi o meu colega Carlos e a professora Fabiana, que sempre cobrou muito para que eu me desenvolvesse”.
Wigor fez questão de frisar o apoio recebido por todos que frequentam o colégio. “Todos apoiam uns aos outros, de colegas a professores e colaboradores, que estão sempre dispostos a nos ajudar”, destaca o estudante, que pretende cursar Engenharia de Sistemas ou Engenharia Civil.
Isis Gabrielle Durães Prates também teve um resultado mais do que satisfatório na prova de redação: 900 pontos.
“Tive muito apoio da professora Fabiana e dos demais professores, que sempre nos ajudaram. Além do foco em estudar em casa como um complemento do que era visto em sala”, citou.
Sem saber ainda qual graduação pretende cursar, Isis destaca a dedicação como um passo essencial para o sucesso.
“O terceiro ano tem uma pressão gigante pelo fato de ser o último do ensino médio e a preparação para o ingresso na faculdade. Todos esperamos um futuro brilhante e tantas opções de cursos nos deixam um pouco indecisos, mas acredito que estamos no caminho certo”.
Apontada pelos alunos como uma das responsáveis pelo sucesso dos estudantes, Fabiana Carneiro ministra a disciplina Redação e acompanhou os estudantes durante a preparação para o exame.
Ela afirma que ficou satisfeita com o desempenho alcançado pelos alunos. Além de aulas e exercícios, eles participaram de debates com profissionais de diferentes áreas sobre temas contemporâneos.
“O trabalho desenvolvido no Ensino Médio baseia-se desde o processo de leitura até atividades de PNL (Programação Neurolinguística) e produções semanais. No terceiro ano, o trabalho é ainda mais intenso; além de revisão dos gêneros textuais, há foco no desenvolvimento das competências da redação do Enem. Elas são trabalhadas separadamente, tanto de forma conceitual como na prática”, explicou a docente.
Para a professora, o trabalho interdisciplinar ajuda a explicar o resultado dos alunos.
“Estou orgulhosa. Trabalho, disciplina e metodologias inovadoras constroem nosso sucesso”, concluiu Fabiana.
SISU
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada vão até sexta-feira, na internet. São ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de ensino superior em todo o país.
Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na redação. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga.
O resultado será divulgado em 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados vai de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.