A aluna Delecina Gonçalves de Jesus, de 38 anos, do curso de alfabetização de jovens e adultos coordenado pela Unimontes – Universidade Estadual de Montes Clarosno município de Águas Formosas, no vale do Mucuri, está entre as finalistas do 10º concurso nacional de redação do Programa Alfabetização Solidária, que é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e diversas instituições de ensino superior do país.
Ela concorre com outros 42 trabalhos de todas as regiões e o resultado final da eleição feita pelo júri popular, encerrada na última quarta-feira (24/10), será divulgado até o dia 15 de novembro. Os trabalhos serão analisados, também, por um júri oficial. O tema do concurso neste ano é Lendo o mundo, escrevendo o futuro.
Em seu trabalho, Delecina de Jesus narra a melhoria de vida proporcionada pela alfabetização, que também beneficiou suas duas filhas adolescentes.
- Assim elas não passarão por tantas coisas ruins como eu passei - afirma.
O núcleo de Águas Formosas possui 180 alunos, sendo a maioria formada por moradores da zona rural. A supervisão é do professor Gilson José Fróes, com a professora Cláudia da Costa Souza atuando como alfabetizadora. O município está entre os cinco atendidos pela Unimontes no âmbito do programa Alfabetização Solidária nas regiões do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri em 2007.
São beneficiadas, ainda, as cidades de Angelândia, Água Boa, Águas Vermelhas e Itaobim, totalizando mais de 900 alunos. As atividades tiveram início em março e serão concluídas em dezembro. Além de jovens e adultos, a equipe da Universidade atende, também, professores da rede pública com cursos de capacitação (alfabetizadores). Em cada núcleo, são atendidos 15 professores.
A Unimontes participa do Alfabetização Solidária desde 1997, tendo atuado em cerca de 60 municípios de dez estados brasileiros, além de Timor Leste, ex-colônia portuguesa na Ásia. Nesse período, foram alfabetizadas mais de 57 mil pessoas. Há dois anos, também no município de Águas Formosas, a aluna Maria Alves dos Santos, de 72 anos, conquistou o primeiro lugar no júri popular do 8º concurso nacional de redação do programa. (Ascom Unimontes)
