Larissa Teixeira
Ascom/Soebras
Na noite de quinta-feira,14, a presidente da Fundação Hemominas, Anna Bárbara de Freitas Carneiro Proietti, foi recebida pela Soebras/Funorte em palestra proferida aos acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Biomedicina e Enfermagem da instituição. A pauta da palestra foi Marcadores sorológicos, estudo de corte do vírus HTLV e o estudo REDS: a experiência da rede Hemominas.
- Este é um estudo onde se conhece na íntegra o processo de doação, abrindo maior conhecimento. Foi muito bom porque consegui trazer esse estudo para Montes Claros - diz Anna Bárbara.
O coordenador do Hemocentro de Moc, Marcelo Guimarães, e a presidente do Hemominas, Anna Bárbara Proietti (foto: Larissa Teixeira)
Apesar de ter sido descoberta antes do HIV, a utilização de testes na triagem sorológica de bancos de sangue para detecção do HTLV se tornou obrigatória apenas dez anos mais tarde. Em novembro de 1993, através de portaria 1376, o ministério da Saúde determinou a obrigatoriedade dos testes para todos os bancos de sangue do país, eliminando teoricamente o risco de transmissão do vírus pela transfusão de sangue e de hemoderivados.
HEMOCENTRO
O Hemocentro de Montes Claros, sob a coordenação de Marcelo Guimarães, é referência no Norte de Minas e atua em campanhas de conscientização à doação. Apesar desse trabalho contínuo, a população ainda desconhece as dificuldades que o setor enfrenta na captação de sangue. Em determinados períodos do ano, a demanda se intensifica e a coordenação do Hemocentro tem que se desdobrar para atender as solicitações dos hospitais da região.