Em sua terceira edição, o processo seletivo Ação Soebras pela universalização do ensino, promovido pela rede Soebras, alcança a marca de 2632 candidatos para 330 vagas em 26 cursos de graduação
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Realizado no último dia 21 de janeiro em todos os campi da rede Soebras, o processo seletivo Ação Soebras bateu recorde de inscrições, alcançado a marca de 2632 candidatos para 330 vagas em 26 cursos. O Ação Soebras acontece desde 2005 e, segundo a presidente da Cops – comissão organizadora do processo seletivo, Nely Rachel Veloso Laugton, a procura pelo benefício da bolsa tem sido cada vez maior.
- Este processo seletivo é especial para a rede Soebras porque facilita a estudantes carentes o acesso ao ensino superior e é uma das formas encontradas pela instituição de retribuir a confiança da comunidade em seus serviços – diz Nely, e completa que, desde que foi criado, o Ação Soebras já beneficiou vários estudantes que freqüentaram o ensino médio na rede pública ou em escola particular com bolsa integral.
- Nesses dois anos já foram distribuídas centenas de bolsas parciais e integrais, inclusive no curso de Medicina, um dos mais concorridos, não só na Soebras, mas em todas as instituições educacionais do país. E os alunos contemplados têm alcançado bons resultados, se destacando em todos os cursos – completa a presidente da Cops.
Com o título Ação Soebras pela universalização do ensino, Nely explica que o processo foi criado para não só para cumprir a responsabilidade social da rede, mas, também, pela seriedade e competência com que os bolsistas têm desempenhado seus estudos, fazendo jus ao benefício.
- A cada semestre, o bolsista passa por uma avaliação e, se seu desempenho e comportamento estiverem de acordo com o Regimento, a bolsa é automaticamente renovada. Não temos nenhum caso registrado de aluno que perdeu o benefício, muito pelo contrário, todos entendem que o estudo é uma conquista permanente, que exige esforço e dedicação, e têm alcançado resultados positivos – comemora Nely.
Na primeira edição do Ação Soebras, em 2005, foram distribuídas 187 bolsas. Em 2006, foram 128 bolsas no primeiro semestre e cerca de 180 no segundo. Nesta edição foram disponibilizadas 330 bolsas parciais e integrais em todos os cursos de graduação da rede.
AÇÃO SOBRAS 2007
Em sua terceira edição, o Ação Soebras registrou 2632 candidatos inscritos para os 26 cursos ministrados nos campi de Montes Claros; no Ceiva, em Januária; na Facic, em Curvelo; e no Isejan, em Janaúba.
Segundo o estudante Ulisses Leandro Araújo, 34 anos, que está tentando uma vaga no curso de Comunicação Social/Jornalismo, no Crecih, em Montes Claros, o Ação Soebras foi uma importante oportunidade para seu ingresso à faculdade.
- Sempre quis fazer um curso de graduação, mas nunca tinha tentado. De uns tempos para cá, por causa do convívio com os amigos, comecei a me interessar pelo jornalismo e, então, decidi fazer a prova. Desde o começo tive algumas facilidades. Como não estou trabalhando, fiquei isento da taxa de inscrição, e a possibilidade de conseguir um desconto nas mensalidades vai tornar possível fazer o curso, caso consiga ser aprovado – explica Ulisses, que, apesar de ser seu primeiro vestibular, diz se sentir otimista quanto ao resultado.
- Mesmo que não consiga o benefício da bolsa, se tiver acesso a um plano de financiamento, vou fazer o curso. Se não, vou tentar a bolsa, outra vez, no próximo semestre – completa.
RESULTADO
O gabarito das provas do 1º processo seletivo Ação Soebras 2007 já está publicado nas páginas eletrônicas www.funorte.com.br; www.soebras.com.br; www.ceiva.com.br e www.facic.com.br.
A divulgação da lista dos candidatos aprovados será no dia 29 de janeiro e as matrículas podem ser feitas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, obedecendo-se o limite de vagas de cada curso. O período de chamada e matrícula dos candidatos aprovados em lista de espera será de 2 a 5 de fevereiro e o candidato chamado terá 48 horas para efetuar sua matrícula.
PRÓXIMO PROCESSO
No período de 19 a 26 de janeiro, estão abertas as inscrições para reabertura de matrícula, transferências e candidatos portadores de diploma de nível superior. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por meio de procuração nas Secretarias Acadêmicas do Campus JK, Campus São Luiz e Campus São Norberto, no horário de 8h às 18 horas.
Todos os candidatos inscritos serão submetidos às Provas e o preenchimento das vagas está condicionado à análise de compatibilidade curricular.
A Prova será realizada no dia 04 de fevereiro, às 9 horas, com duração máxima de 3 horas, no Campus JK - Av. Osmane Barbosa, 11.111 – Bairro JK – Montes Claros – MG.
Outras informações podem ser obtidas na Cops, pelo telefone 0800-283-3083 ou (38) 3690-3038 e, ainda, pelo e-mail: cops@soebras.com.br