Começaram nesta segunda-feira e vão até 27 de julho as inscrições para o ProJovem -Programa Nacional de Inclusão de Jovens, em 25 capitais do País. Serão oferecidas 76.120 novas vagas em todo o Brasil. O programa oferece aos jovens a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. As matrículas serão feitas em agosto e as aulas terão início em setembro.
Durante doze meses, eles terão aulas das disciplinas do ensino fundamental, língua inglesa e informática básica, além de qualificação profissional em nível de formação inicial.
Nesse período, também desenvolverão ações comunitárias. Os alunos recebem um incentivo mensal de R$ 100, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e das atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, os jovens receberão certificados de conclusão do ensino fundamental e de formação profissional inicial.
Para participar, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, cursado a 4ª série, não ter completado a 8ª série e não ter vínculo empregatício. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 722 7777, de segunda à sexta, das 7h às 23h. Sábados e domingos, das 8h às 20h.