Estudantes do terceiro ano ou que já concluíram o Ensino Médio podem se cadastrar para o Exame a partir desta segunda-feira. A inscrição vai até 15 de junho
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A partir desta segunda-feira, 14 de maio, o ministério da Educação abre inscrições para a décima edição do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Estudantes que estão no terceiro ano ou que já concluíram o Ensino Médio podem fazer seu cadastro pela Internet ou na escola onde estudam.
O Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Apesar de os estudantes não serem obrigados a fazer o exame, só podem concorrer a uma bolsa do ProUni aqueles que passaram pela avaliação.
Individual e de caráter voluntário, o Enem é oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores, com objetivo de possibilitar uma referência para auto-avaliação a partir das competências e habilidades que estruturam o exame. Ao contrário dos processos seletivos que valorizam excessivamente a memória e os conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problema, estimula a autonomia e a capacidade de pensar e aprender, de forma que aluno saiba como aplicar os conceitos que aprendeu, que saiba como fazer e não apenas o que fazer na hora de tomar decisões e fazer escolhas.
Segundo informações do Mec, a taxa de inscrição é R$ 35, mas os alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos, de escolas públicas ou carentes são isentos do valor. As inscrições podem ser feitas até 15 de junho pelo endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br