Logotipo O Norte
Quarta-Feira,23 de Julho

A prática profissional transformando o meio

Jornal O Norte
Publicado em 21/03/2007 às 11:12.Atualizado em 15/11/2021 às 08:00.

Alunos do Curso de Design estão ministrando aulas sobre design de moda para mulheres de comunidades carentes. Trata-se de uma parceria entre as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros e a prefeitura de Montes Claros.



Os alunos Sara Botelho Pereira e Sânzio Mendonça estão no 5º Período de Design, mas já atuam como instrutores no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, que funciona na comunidade do Bairro Santos Reis.



O objetivo do programa é proporcionar aos participantes os conhecimentos necessários à aplicação das técnicas para customização e moda artesanal. Executar também trabalhos de interferência nas formas, texturas e cores em peças de roupa, acessórios novos e usados. O projeto inicial, idealizado pelos acadêmicos Marcelo Pinheiro, Rafaela Corrêa, Sânzio Mendonça e Marcelo Pinheiro, chama-se Oficina de Retalhos. A proposta foi adotada pela Prefeitura, que o efetivou através de um programa de capacitação gratuito, denominado Curso de Customização.



Sara conta que o projeto no CRAS ajuda a capacitar mulheres na confecção de roupas.



- As alunas, através da reforma, transformam peças velhas em novas, criando alternativas de renda. A idéia é aproveitar também peças novas, criando um estilo bastante arrojado. O próximo passo é coletar essas peças novas em estoque nas lojas, que cederiam a matéria-prima para o projeto. As peças customizadas serão devolvidas para as lojas as comercializarem – diz.



COOPERATIVA



Como o projeto  não prevê a comercialização das peças em prol das participantes, as alunas já pensam em formar uma cooperativa. Ao final dessa oficina, os trabalhos serão expostos e será realizado um desfile com as peças. Cada Oficina de Customização dura quatro meses. Daí, os alunos das FIP começam uma nova oficina em outra comunidade de Montes Claros. A próxima oficina será realizada no Bairro São Geraldo II.



A Coordenadora do Curso de Design das FIP, Lívia Turano diz que os alunos estão plenamente engajados na prática profissional, pois as FIP oferecem diversos projetos e estágios através do programa PRÓdesign, no qual, com o apoio de parcerias e convênios são oferecidas cerca de 50 vagas semestrais.



Sara está muito realizada com a escolha profissional.  Além desse projeto, faz estágio num escritório de design de interiores - em ambos ela recebe bolsas.



- O Curso de Design me dá inúmeras possibilidades de atuação. Durante a manhã trabalho com design de interiores e na parte da tarde com design de moda. Num momento atuo como estagiária e no outro atuo como orientadora, partilhando o conhecimento adquirido – diz a aluna.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por