5ª Mostra de Teatro bate recorde de público: espetáculos do último fim de semana precisaram de sessão extra para atender ao público que lotou o teatro do centro cultural

Jornal O Norte
18/07/2006 às 11:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:39

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Continua a programação da 5ª Mostra de Teatro em Montes Claros, que começou no dia 10 e vai até o dia 31 de julho.



O espetáculo Procópio, do Grupo Os 10+ é a atração desta terça-feira na programação da 5ª Mostra de Teatro de Montes Claros (foto: arquivo)

Segundo a coordenadora da Mostra e presidente da AARTET – Associação dos artistas e técnicos em diversão de Montes Claros, Terezinha Narciso a programação tem sido um sucesso.

- O público tem comparecido de forma surpreendente. Para os espetáculos do último fim de semana foi preciso fazer sessão extra porque o teatro do centro cultural não comportou, comemora Terezinha.

Os espetáculos apresentados foram, no sábado, Saltimbancos, com o grupo Olho de Gato e O reino dos mal humorados, com o grupo Cooperart.

Participam da Mostra 15 grupos de Montes Claros. Terezinha Narciso salienta as dificuldades enfrentadas por cada um deles para conseguir montar um espetáculo.

- Montes Claros não oferece estrutura de trabalho para o artista. Aqui não dispomos de espaço nem mesmo para ensaio. Tudo tem que ser improvisado. O único teatro é o do centro cultural e em um evento de maior proporção como a Mostra que estamos realizando fica difícil até fechar agenda já que temos espetáculos todos os dias, argumenta a coordenadora.

DIFICULDADES

Terezinha lamenta a falta de colaboração e investimento das empresas privadas no trabalho do artista.

- Em Montes Claros é muito difícil de se conseguir patrocínio para um espetáculo, por mais bem produzido que ele seja. Existem dezenas de galpões vazios que poderiam ser disponibilizados para os grupos trabalharem, mas ninguém se habilita. A cidade é famosa por seus artistas, mas eles têm que desenvolver um trabalho isolado e sem apoio, o que acaba por limitar seu alcance, diz.

PROJETOS

Segundo Terezinha Narciso, depois da Mostra a AARTET vai batalhar para aquisição de um espaço próprio.

- Queremos dispor de um espaço que facilite o trabalho dos artistas e oferecer melhores condições para os grupos organizarem os espetáculos. Também é nossa meta produzir oficinas e cursos de profissionalização oferecendo, principalmente aos artistas mais novos, a possibilidade melhorar sua formação, explica Terezinha, que diz que também falta na cidade cursos de habilitação para os artistas uma vez que o curso oferecido pela Unimontes nem sempre é possível para boa parte dos artistas.

5ª MOSTRA DE TEATRO

A atração da Mostra de Teatro para esta terça-feira é o Grupo Os 10+, que apresenta a peça Procópio. Amanhã, o grupo de teatro do Grappa – grupo de apoio à prevenção e aos portadores de Aids, apresenta a peça Vida sem preconceito - Sentimento humano. Os espetáculos começam a partir das 20h30, no teatro do centro cultural Dr. Hermes de Paula. Os ingressos custam R$1,99.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por