Encerra-se nesta quinta-feira 12, a 20ª edição do Salão nacional de poesia Psiu Poético, que teve como tema MontesClarosPoéticaContemporânea. Idealizado pelo poeta e hoje gerente de Cultura da secretaria municipal de Cultura de Montes Claros, Aroldo Pereira, o evento já trouxe à cidade poetas como Thiago de Melo, Waly Salomão, Adélia Prado e Olga Savary, entre outros nomes expressivos.
A cada nova edição, o salão escolhe alguns poetas a serem homenageados. Este ano o Psiu Poético contou com a presença de Estrela Leminski, Arnaldo Antunes, Menezes y Morais, Mirna Mendes, Wilmar Silva, Renilson Durães, Guilherme Zarvos e a participação especial de Silvio Back. O evento tem crescido a cada ano. Já é imitado em variados cantos do país e até na capital mineira, segundo Aroldo Pereira.
- O evento é um momento de celebração da poesia, ocasião em que independentemente da diferença das tendências poéticas que se apresentarem, todos têm a oportunidade de mostrar os seus versos e participar das atividades programadas.
Na edição do seu 20º aniversário, a reportagem do O Norte foi saber o que público pensa sobre o evento.
- Acho magnífico o trabalho, principalmente porque o projeto do Psiu Poético procura homenagear poetas vivos. Mas penso que a poesia poderia ser ainda mais valorizada em nossa cidade.
Alex Sander, estudante.
- Essa é a primeira vez que participo do Psiu Poético. Acho bastante interessante esse resgate da poesia que, pra mim, está enraizada na nossa cultura.
Geusa Lopes, estudante.
- Achei muito interessante o debate sobre como a poética está presente em nossas vidas. O evento promove uma interação com as pessoas que normalmente não estão ligadas à poesia. Mas acho que a Unimontes não está valorizando o Psiu Poético como deveria. As pessoas precisam abrir mais a mente.
Berenice Oliveira, estudante.
- Acredito que ainda falte ao evento mais diálogo da poesia com outras formas de arte. Mas a abertura para o lúdico e pedagógico foi muito interessante, principalmente com o projeto da poesia sendo levada às escolas. É muito boa essa oportunidade para interação com o público.
Idelino Júnior, diretor de teatro.
Confira a programação desta quarta-feira, 11, penúltimo dia do evento:
9h – POESIA CIRCULAR
Local: Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Pinheiro.
Rua Portugal, 141 – B. Independência – Fone: (38) 3229 3316
15h – Palestra sobre o livro:
Baú de Espantos – de Mário Quintana (Centenário de Mário Quintana).
Palestrante: Ricardo Batista Lopes.
Intervenção Poética: Quintanares – Mirna Mendes e Renilson Durães.
Local: Auditório Cândido Canela – Centro Cultural Hermes de Paula.