A renovação da matrícula dos estudantes da rede pública estadual de Minas que pretendem permanecer na mesma escola estará aberta entre 9 e 30 de outubro. Neste ano, de acordo com a Resolução SEE 4.421, publicada nesta quarta-feira (30), na página 24, do Diário Oficial do Estado, o processo será feito de forma on-line, sem necessidade de comparecimento à unidade de ensino.

A renovação de matrícula será formalizada pelos responsáveis ou pelo próprio aluno, quando maior de idade, no endereço www.renovacao.educacao.mg.gov.br. No caso dos estudantes que não têm acesso à internet, as famílias devem entrar em contato com a escola por telefone, aplicativo de mensagens ou outros meios disponíveis, dentro deste mesmo período. 

O aluno que já está matriculado, em 2020, na escola estadual, e que dará continuidade aos estudos em 2021, terá assegurado o direito de permanência na mesma unidade de ensino, desde que haja turmas previstas para o ano seguinte ou, nos casos de retenção, para o mesmo ano que cursou. Para quem pretende mudar de escola ou trocar de outra rede para a estadual, será preciso aguardar o cadastramento escolar, em novembro.

Os documentos que comprovam os dados informados na renovação de matrícula podem ser solicitados pela escola quando houver retorno às atividades presenciais. 

Será necessário inserir no site o número da matrícula no campo destinado ao login e a data de nascimento com dia, mês e ano com os quatro dígitos (sem barras), no espaço destinado à senha.

Caso o estudante não tenha o número da matrícula, basta clicar na opção “recuperar número de matrícula do aluno”. Com isso, o sistema solicitará identificação da escola onde o aluno está matriculado, seu nome completo, data de nascimento e o nome da mãe ou do pai.

Ao concluir o procedimento, será disponibilizado o comprovante de renovação, que pode ser impresso ou salvo em formato PDF.

*Com Agência Minas