Logotipo O Norte
Quarta-Feira,22 de Outubro
Desenrola Rural

Produtores de Montes Claros terão atendimento na próxima segunda-feira (27)

Da Redação
Publicado em 21/10/2025 às 19:00.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros será um dos pontos de atendimento da rodada de renegociação de dívidas rurais promovida pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O encontro acontece na próxima segunda-feira (27), a partir das 8h, na sede do Sindicato, e pode garantir descontos de até 95% da dívida atualizada, dependendo do porte do produtor, da localização do empreendimento e da forma de renegociação.

A ação faz parte de um mutirão nacional coordenado pela CNA, que já está sendo realizado em diversas cidades mineiras, e tem como objetivo orientar e facilitar o acesso dos produtores aos benefícios previstos nas Leis nº 14.166/2021 e nº 13.340/2016, além do Decreto nº 12.381/2025 (Desenrola Rural). Esses dispositivos legais permitem a liquidação ou o parcelamento de contratos com recursos dos fundos constitucionais, especialmente do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Em Montes Claros, além do atendimento com representantes do Banco do Nordeste, os produtores contarão com o suporte da equipe jurídica do Sindicato, que vai atender outras demandas relacionadas a diferentes instituições financeiras ou questões jurídicas ligadas à atividade rural. A proposta é garantir que o produtor tenha acesso a uma orientação completa e personalizada, tanto para renegociar suas dívidas quanto para tratar de outros assuntos de interesse do setor.

O presidente do Sindicato, Alexandre Rocha, ressalta a importância desse tipo de atendimento especializado. “Nosso objetivo é estar ao lado do produtor, oferecendo o suporte técnico e jurídico necessário para que ele consiga resolver suas pendências e continuar produzindo com tranquilidade. Esse tipo de ação mostra o papel essencial do Sindicato como aliado do homem do campo, em todas as etapas do seu trabalho”, garante.

O prazo de adesão vai até 31 de dezembro de 2025 para as renegociações previstas na Lei nº 13.340/2016 e no Desenrola Rural, e até 24 de abril de 2028 para os enquadramentos na Lei nº 14.166/2021. “Nosso papel é estar ao lado do produtor, oferecendo informação, orientação técnica e suporte na interlocução com o Banco do Nordeste. Queremos garantir que todos tenham a oportunidade de entender se o seu contrato está enquadrado em alguma das legislações e, desse modo, possibilitando regularizar sua situação com a instituição financeira. A partir disso, seguir produzindo e até contratando novo crédito”, afirma a assessora técnica do Sistema Faemg Senar, Aline Veloso.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por