economia

Pesquisa revela Natal promissor em MOC

Sindicomérico e Fecomércio apontam que 82% do comércio se beneficia com a data

Larissa Durães
Publicado em 19/12/2023 às 21:08.
Simone Rodrigues, empresária, expressa otimismo em relação às vendas durante a temporada de Natal (Marilene Rodrigues)

Simone Rodrigues, empresária, expressa otimismo em relação às vendas durante a temporada de Natal (Marilene Rodrigues)

Com a chegada da temporada natalina, o comércio varejista montes-clarense se prepara para um período promissor de vendas. O Sindicato do Comércio (Sindcomércio) de Montes Claros, em parceria com a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), conduziu uma pesquisa reveladora sobre as expectativas e estratégias dos empresários para o Natal de 2023.

Confiante, o presidente do Sindicato, Glenn Andrade, considera que o pagamento do 13º salário, especialmente a segunda parcela até o dia 20 de dezembro, vai impulsionar as vendas, conforme indicam 75% dos entrevistados. “Já a antecipação das compras que está acontecendo a partir do recebimento do 13º salário é uma tendência, com um grande fluxo de consumidores”, declara.

Segundo Andrade, o horário especial de funcionamento do comércio, elaborado pelo Sindcomércio, permitirá que os estabelecimentos atendam até às 22 horas, garantindo o conforto e a comodidade dos consumidores. Segundo a pesquisa, 95% dos entrevistados se beneficiarão desse horário estendido.

A data impacta positivamente, 82% do comércio varejista em MOC. Neste ano, 61% dos empresários acreditam em melhores resultados frente ao ano passado, “e previsões indicam que este será o melhor Natal em vendas dos últimos 5 anos”, aponta Glenn. 

A pesquisa também revela que a expectativa de aumento nas vendas é positiva entre os empresários, com a maioria apostando em uma expansão média de aproximadamente 7% em relação ao ano anterior.

Uma dessas, a empresária do setor de moda unissex, Simone Rodrigues, está com as expectativas nas alturas. “Minha expectativa está altíssima, porque antes do mês de novembro as vendas já estavam bem altas”. Baseado nisso, Rodrigues conta que investiu pesado para o Natal. “Investi 50% a mais que o Natal passado. Estou confiante que vou vender uns 20% a mais que 2022. Porque até agora, já estou vendendo 7% a mais, e nem chegou na semana do Natal”, conta satisfeita. 

Para ela, os pessimistas estão errados. “Não acho justo lamentar, porque a verdade é que o povo está comprando sim. Esse ano foi muito bom e vai terminar ainda melhor”, admite.
 
COMPORTAMENTO
Os produtos mais visados pelos consumidores durante o Natal, incluem confecções, calçados, brinquedos, alimentos, móveis, perfumaria, eletrônicos, artigos esportivos, entre outros. Quanto aos meios de pagamento, o crédito parcelado desponta como o mais utilizado, seguido por crédito à vista, pix, cartão de débito e dinheiro.

Para melhorar os resultados, empresários destacam a importância de promoções/liquidações, propaganda e atendimento diferenciado, com 59% aderindo a essas estratégias.

“O Natal é uma oportunidade de ouro para os empresários, que devem adotar decisões assertivas, explorar as oportunidades do horário especial do comércio e proporcionar aos consumidores uma experiência única. A decoração festiva e um atendimento diferenciado são fundamentais para envolver os clientes no clima natalino e otimizar as oportunidades oferecidas por essa época do ano”, completa Andrade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por