Economia

MOC segue tendência positiva de empregos

Apesar do tímido saldo em janeiro desse ano, gerente do Sindcomércio garante boa fase

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 21/03/2024 às 20:36.
Montes Claros segue tendência positiva do Brasil e Minas Gerais, conforme dados do Caged (Larissa Durães)

Montes Claros segue tendência positiva do Brasil e Minas Gerais, conforme dados do Caged (Larissa Durães)

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que Montes Claros segue a tendência positiva do Brasil e de Minas Gerais em relação à geração de empregos. De acordo com os dados, em janeiro desse ano, foram contratados 4.188 trabalhadores, enquanto 4.156 foram demitidos, resultando em um saldo de 32 vagas na cidade. O setor de Serviços liderou as contratações, com um saldo de 437 vagas, seguido pela Construção, com 200. Nos últimos 12 meses, ocorreram 49.576 contratações e 46.780 demissões, resultando em um crescimento de 2.796 postos de trabalho, uma média de 233 novas vagas por mês.

Segundo Fernando Queiroz, gerente do Sindcomércio de Montes Claros, as 32 vagas de emprego na cidade podem parecer poucas, mas não são. “Então, 32 vagas positivas são sempre motivo de comemoração. Quando há geração de emprego, não é simplesmente geração de vagas de trabalho, é geração de oportunidades, geração de renda, investimentos em negócios ou ampliação de negócios. O último segmento a reagir após uma crise é a geração de empregos. Então, considero que o país está em crescimento, ainda que lento, mas com grande margem de prosperidade. Vejo a retomada na geração de empregos na cidade como algo muito positivo”, relata.

Para Queiroz, o montes-clarense pode ficar otimista em relação à geração de empregos em 2024. “Montes Claros é uma das cidades mais prósperas do estado, sem dúvida. O horizonte de geração de emprego e investimento na cidade é crescente, favorável. Tenho certeza de que ao longo deste ano, teremos maiores expansões, não apenas no início, mas ao longo do ano”. Pois, para ele, passamos por janeiro, que é um período de férias, de retração, desaceleração, descanso, lazer, emendamos com o Carnaval, e agora é hora de colocar a casa para funcionar. “Então, acredito que a construção civil, daqui para frente, vai decolar”, acredita.
 
OPORTUNIDADES
Em janeiro, Minas Gerais registrou a abertura de 13.784 novos postos de trabalho, impulsionados por 222.131 admissões e 208.347 desligamentos, refletindo um aumento na geração de empregos em comparação com janeiro de 2023. Desde 2019, o estado acumula mais de 750 mil empregos gerados, evidenciando a retomada da sequência de saldos favoráveis registrados em 2023. No Brasil, foram criados 180.395 novos empregos formais em janeiro, o dobro do ano anterior, com aumento salarial médio de 3,38%, apesar do impacto do fechamento de vagas temporárias. Atualmente, o país tem 45,697 milhões de trabalhadores formalmente empregados, indicando uma tendência positiva na economia, aponta o Caged.

Para a auxiliar de produção, Lucilene Lopes Silva, a realidade vivida confere com os dados apontados pelo Caged. “Trabalhava em uma fábrica que fechou, aqui em Montes Claros, mas em pouco tempo arrumei trabalho em outra. O serviço é diferente, mas é sempre na produção, então me adaptei bem”, conta Silva. “Não tive dificuldade de arrumar emprego. Foi bem rápido”, completa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por