Logotipo O Norte
Sábado,18 de Outubro
Doce desenvolvimento

MOC sedia congresso que destaca o papel das abelhas na sustentabilidade

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 16/10/2025 às 19:00.

Montes Claros sediará, nos dias 22 e 23 de outubro, o 5º Congresso Mineiro de Apicultura e Meliponicultura, realizado em conjunto com o 22º Seminário de Apicultura do Norte de Minas. O evento, um dos mais importantes da apicultura nacional, reunirá produtores, técnicos e empreendedores de todo o estado para discutir inovação, sustentabilidade e fortalecimento do setor. O congresso é promovido pelo Sebrae Minas, Sistema Faemg/Senar, Codevasf, Federação Mineira de Apicultura (Femap), Sistema Ocemg e Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa).

Com o tema “A poliniza-ção a serviço da vida”, a programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, feira de produtos e equipamentos apícolas, além da apresentação de trabalhos científicos. Entre os principais assuntos estão a qualidade do mel, manejo sustentável, agregação de valor e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da apicultura.

Segundo Jadilson Borges, gerente do Sebrae Minas na Regional Norte, o evento é estratégico para fortalecer a cadeia produtiva. “Minas Gerais é destaque nacional na produção de mel. Nosso objetivo é capacitar, conectar produtores e disseminar boas práticas que reforcem a apicultura como atividade sustentável e de grande potencial econômico”, afirmou.

O chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Alex Demier, afirmou que o evento deve reunir mais de 1,5 mil participantes e promover ampla troca de experiências sobre as tendências da apicultura em Minas e no país.

A região Norte de Minas conta com 64 municípios reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) para o mel de aroeira, concedida pelo INPI em 2022. Atualmente, são produzidas cerca de mil toneladas de mel por ano, envolvendo aproximadamente 1,5 mil famílias.

Durante o congresso, haverá o pré-lançamento da renovação da marca coletiva Mel Jequitinhonha e o painel “Entenda o que é Indicação Geográfica”, promovido pelo Sebrae Minas. O público também poderá visitar o espaço Origem Minas, que valoriza produtos típicos e incentiva boas práticas de produção.

O apicultor Afonso Santos Oliveira, diretor da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores Familiares do Norte de Minas (Coopemapi), celebrou a realização do evento em Montes Claros. “É um grande evento, com participação de vários palestrantes de outros estados e diferentes experiências de manejo. Normalmente, esses encontros acontecem em outras regiões, e agora teremos a oportunidade de receber esse conhecimento aqui, no Norte de Minas, o que é um ganho enorme para todos nós”, afirmou.

Afonso ressalta que os principais desafios enfrentados pelos apicultores envolvem a falta de assistência técnica contínua e a baixa valorização do mel no mercado. “A assistência técnica é essencial para orientar o manejo correto, controlar a produção e compreender os custos até o consumidor final. Além disso, ainda enfrentamos a desvalorização do mel, que continua sendo vendido a preços baixos, apesar de todo o esforço do produtor”, afirmou.

Com mais de uma década de experiência na apicultura, Afonso iniciou sua trajetória com três colmeias doadas pelo padrinho e hoje administra mais de trezentas. Para ele, o congresso é uma oportunidade valiosa de aprimoramento técnico, troca de experiências e fortalecimento do setor. “É um momento de aprendizado, de entender melhor o mercado e voltar para casa com mais motivação para continuar produzindo com qualidade”, destacou.

Encerrando, ele reforça o papel essencial das abelhas para o equilíbrio ambiental e a sobrevivência humana. “As abelhas são fundamentais para a vida. Cerca de 70% dos alimentos que consumimos dependem da polinização feita por elas. Sem as abelhas, seria impossível manter a produção de grande parte dos frutos e vegetais que chegam à nossa mesa”, concluiu.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por