Economia

Férias impactam no consumo de energia

Dicas simples, como desligar certos aparelhos, podem ajudar no valor final da conta

Márcia Vieira*
Publicado em 10/01/2024 às 22:06.
Luiz Guilherme Rodrigues Sizilio: energia gasta em brincadeiras (arquivo pessoal)

Luiz Guilherme Rodrigues Sizilio: energia gasta em brincadeiras (arquivo pessoal)

A presença de crianças e adolescentes em casa durante o período de férias escolares traz alegria para muitas famílias. No entanto, pode também significar um aumento no consumo de energia, devido ao uso constante de equipamentos como TV e computador. 

Para o pintor e artista autodidata Guilherme Sizilio, a energia dos filhos é direcionada para atividades físicas. Seu filho, Luiz Guilherme Rodrigues Sizilio, de dez anos, gasta seu tempo e energia brincando na cama elástica, andando de bicicleta nos arredores de casa ou até mesmo observando o pai e “auxiliando” em suas atividades.

“O uso das mídias continua, mas ele tem interesse por brincadeiras ‘raiz’ e nós, os pais, apoiamos. É uma maneira de gastar a enorme energia que ele tem, brincar de maneira saudável, preservar a infância e ainda fazer economia”, diz Guilherme que mantém uma área da casa com brinquedos alternativos. 

A professora Vânia Veloso aproveita o tempo livre com os netos de dois, quatro e 11 anos para trabalhar o cérebro. “Brincamos de Ludo, Uno, construímos brinquedos a partir de materiais recicláveis, pintamos, enfim, quase nunca usamos a tela. Gosto de incentivar as brincadeiras pedagógicas”, diz a avó revelando que o consumo maior de energia na casa é proveniente de aparelhos como Air Fryer, utilizado no preparo de guloseimas. A fim de dar um basta na conta de energia, que era “salgada”, Vânia diz que fez opção pela energia fotovoltaica e não se arrepende. “A Usina fica aqui e divido com mais dois familiares. O valor da conta caiu bastante e compensou”, afirma. 

Para reduzir o consumo, a Cemig alerta que medidas simples podem evitar o aumento da fatura neste período. 

“O consumo de energia é determinado por duas variáveis: tempo de uso e potência. Dessa forma, é muito importante que o consumidor tenha atenção ao tempo de uso dos equipamentos eletroeletrônicos, principalmente os de maior potência, como o chuveiro elétrico e o ar-condicionado, de forma a evitar grandes impactos no valor da conta de energia”, explica o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Batista.

Uma tomada permanentemente ligada enquanto o aparelho está em stand-by pode representar até 15% do consumo do aparelho ligado. Durante viagens, a dica da Cemig é desconectar os aparelhos das tomadas, exceto aqueles necessários para o armazenamento de alimentos. O chuveiro é um dos principais vilões no consumo de energia devido à sua alta potência. Optar por banhos frios, aproveitando as altas temperaturas, reduz a potência do aparelho em pelo menos 30%, o que se reflete significativamente no consumo ao final do mês.

Quanto ao ambiente, a ventilação natural deve ser priorizada, recorrendo ao uso de ventiladores e ar condicionado somente quando a ventilação natural não for suficiente. No caso do ar condicionado, conhecido por sua alta potência, o consumidor deve verificar se o aparelho possui selo de certificação. Alguns deles vêm com indicadores do consumo provável mensal devido à sua utilização.

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por