AGRONEGÓCIO

Encontro reúne produtoras rurais em MOC

Com mais de 40 mulheres, evento foi realizado durante a 49ª edição da Expomontes.

Da Redação
Publicado em 05/07/2023 às 20:00.
Debate mediado contou com casos de sucessão e rodas de bate-papo temáticas (divulgação)

Debate mediado contou com casos de sucessão e rodas de bate-papo temáticas (divulgação)

No último sábado (1), durante as festividades e ações da 49ª edição da Expomontes, em Montes Claros; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg Senar) realizou um encontro com mais de 40 produtoras rurais norte-mineiras. O objetivo foi debater casos de sucessão, trocar conhecimentos, trabalhar em novas parcerias e unir ainda mais as produtoras da região. 

“A sucessão é algo que não conseguimos evitar. Essa foi uma oportunidade de mostrar que as mulheres precisam se inteirar da atividade e se capacitar para buscar espaço dentro de entidades de defesa dos produtores rurais e dentro das propriedades”. A afirmação é da presidente da Comissão Faemg Mulher, Lilian Laughton, que mediou o encontro.

Para a gerente Agro Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg, Silvana Novais, este tipo de encontro e debate é indispensável para a evolução da produção rural. “Nós queremos ouvir todas as produtoras rurais do estado, dar voz a essas mulheres. Cada vez precisamos ampliar essa participação da mulher e do jovem dentro do Sistema Faemg Senar, porque será o nosso futuro. Este pessoal novo vai mostrar como precisamos andar daqui pra frente, o que se espera de todos nós”, avaliou Silvana.

A ação foi articulada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e pelo grupo Agrosertanejas do Norte de Minas, que atua há três anos com ações para valorização da mulher no agro mineiro. “Trouxemos três casos de mulheres que passaram por sucessões diversas e contaram um pouco das dificuldades que tiveram. Através do Agrosertanejas estamos unindo laços com a Comissão Faemg Mulher para formar um núcleo de mulheres do Norte de Minas e trazer mais capacitações, para elas se posicionarem diante do cenário regional”, afirma Lilian Laughton. 
 
GESTÃO DO NEGÓCIO 
Filha de produtores rurais, Lucíola Velloso Ferreira Murta Park assumiu a gestão da propriedade da família em 2021, após o falecimento do pai. A propriedade, que fica no município de Verdelândia, atua com produção média de 300 litros de leite por dia, além de animais para a pecuária de corte. O tema gestão é prioritário, para que os negócios continuem evoluindo. Lucíola compartilhou um pouco da sua experiência e desafios para as demais participantes durante o evento. 

“Ainda estamos, minha mãe e eu, estruturando a gestão do negócio novamente. Nós seguimos com a gestão da propriedade, inicialmente, com muitas pessoas ‘olhando torto’, questionando se a gente iria conseguir ou não dar continuidade ao trabalho. E estamos conseguindo. Atuamos sempre buscando novos conhecimentos, próximas de quem pode ajudar e olhando para o futuro”, relatou a produtora.

“Esperamos que tenha sido o primeiro de muitos encontros dentro da Expomontes. Esperamos voltar ano que vem com mais palestras, workshops e outras ações. Estamos também com outras atividades mensais e parcerias já planejadas para este ano”, Laughton.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por