Logotipo O Norte
Domingo,24 de Novembro
ECONOMISTA

Em outubro, MOC registra aumento nas contratações

Maior cidade do Norte de Minas registrou 692 contratações formais no período.

Larissa Durães*
Publicado em 04/12/2023 às 19:00.

Em MOC, empresas contrataram 4.158 trabalhadores e demitiram 3.466 (Larissa Durães)

Em outubro, muitos trabalhadores conseguiram realizar o sonho da carteira assinada, conforme demonstrado pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em Montes Claros, as empresas instaladas contrataram 4.158 trabalhadores e demitiram 3.466, o que resultou em um saldo de 692 vagas, representando o melhor resultado de 2023.

O setor da economia com maior saldo de vagas, em outubro, foi Serviços (684), seguido por Construção (68) e Comércio (52). Entre janeiro e outubro, os números foram os seguintes: 37.616 (contratações), 35.349 (demissões) e 2.267 (saldo). No acumulado do ano, novamente, o setor de Serviços se destacou com saldo de 3.080 vagas, seguido por Construção (287). 

Segundo a diretora de formação sindical, jovens e mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Montes Claros, Thalita Pinheiro, o emprego vem aumentando mesmo que para ela ainda seja pouco. “Embora ainda temos um número muito grande de desempregados na nossa região, tanto na zona urbana quanto na zona rural, até pelas vagas do Sine, a gente vê que está aumentando um pouco”, conta.

Para ela, o que está faltando, na verdade, é a qualificação para que estes empregos possam crescer ainda mais. “Pra gente, faltam pessoas qualificadas para atender a respectiva vaga. Então, no nosso sindicato, visando o nosso público alvo, a gente procura promover juntamente com parcerias alguns cursos para que os nossos sócios tenham mais conhecimentos e qualificação maior. Temos também a nossa federação que nos ajuda muito nesta questão, então tentamos fazer essa orientação para que eles consigam conservar os empregos, crescerem nos empregos e possam arrumar empregos, às vezes, melhores”, ressalta Pinheiro. 
 
CENÁRIO ESTADUAL E NACIONAL
Em Minas Gerais, foram 4.907 no total. O setor de Serviços liderou com a geração de 8.423 novos postos, seguido por Comércio (3.002) e Indústria (119). No que se refere aos resultados parciais de 2023, todos os grandes grupamentos econômicos apresentam crescimento, com destaque para o setor de Serviços, responsável pela geração de 96.869 novos postos. 

Já o Brasil registrou uma abertura líquida de 190.366 vagas de emprego com carteira assinada, superando as expectativas do mercado, que estimava entre 100 mil e 175 mil vagas. Na última quinta-feira (30), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que, pela primeira vez, o Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de trabalhadores ocupados. O número recorde de 100,2 milhões de pessoas, um acréscimo de 862 mil nos últimos três meses.

*Com Agência Minas e Agência Brasil

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por