Val tem cardápio diversificado que tem conquistado cada dia mais clientes (Arquivo Pessoal)
Mesmo diante de tantas adversidades, a montes-clarense Valdívia Aparecida Gomes da Silva, a Val, de 42 anos, não se abalou. Pelo contrário: usou os obstáculos como força para impulsionar sua criatividade.
De família humilde, criada na fazenda de Tico Mota, no Córrego do Barro, próximo da cidade de Ibiaí, veio pra Montes Claros em janeiro de 1998. Trabalhou como empregada doméstica e logo aprendeu a fazer bolo, doces para festas de aniversário. Primeiro para o filho e para os amigos, depois para passou a receber encomendas.
Em 2019, precisou sair do emprego, porque o filho ficava sozinho, na rua, e os vizinhos ameaçavam chamar o conselho tutelar.
“Foi assim que saí do serviço e comecei a vender bolo no pote e chupa-chupa. Daí foi um pulo para entrar no ramo da confeitaria e investir em um curso para melhorar meu trabalho”, conta.
A ideia deu certo, o resultado foi surpreendente e seus produtos começaram a fazer sucesso rapidamente entre as pessoas que ela conhecia.
NATAL DOS CONFEITEIROS
Hoje, no cardápio das Delicias da Val, ela oferece salgados fritos, bolos de aniversário, trufas e doces, onde comercializa em casa. Em breve, transformará um espaço, em casa, para realizar o sonho de sua confeitaria.
Com a Páscoa chegando, Val acredita que é a oportunidade perfeita para empreender no mercado dos chocolates com produtos artesanais, que tem conquistado clientes pela originalidade, sabor e diversidade de opções. Nessa época, segundo ela, a produção é boa e a renda é melhor do que nas outras datas, sendo considerado o Natal dos confeiteiros. São vários tipos de ovos, entre os tradicionais, os de colheres em geral e o melhor, ela faz a entrega na casa do cliente.
“A minha maior inspiração foram meus amigos e minha vizinha Duda. Sinto que com a confeitaria, posso superar todos os meus limites fazendo artes em bolo, e acredite se quiser, nunca pensei que seria capaz! Eu tinha medo de começar. Mais agora, cada novo aprendizado, vou crescendo e aprimorando, sempre ao infinito e além”, revela.
Para as leitoras que estão começando no ramo, ela diz que a receita é para que não desistam dos sonhos.
“Lembre-se que vocês são capazes. E antes tudo sempre acreditam em Deus. Uma palavra que eu uso muito é o “Senhor é meu pastor e nada me faltará”, que está escrita em Salmos 23:1”, diz.
Ingredientes
1 Leite Moça (lata ou caixinha)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó Nestlé Dois Frades
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granulado
Modo de Preparo
1. Em uma panela, coloque o Leite Moça com o chocolate em pó Dois Frades e a manteiga.
2. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos).
3. Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.
4. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.
Segundo recheio
Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
300 g de coco fresco ralado (fino)
açúcar cristal
cravos-da-índia a gosto
Modo de preparo
Numa panela, misture o leite condensado, a manteiga e o coco ralado.
Leve ao fogo e misture por aproximadamente 15 minutos.
Retire a mistura do fogo e deixe amornar.
Modele a massa em formato de bolinhas, passe pelo açúcar cristal ou coco ralado e finalize com cravos-da-índia.