Em Montes Claros, assim como no país, ovos de Páscoa estão 15% mais caro, mostra pesquisa da Unimontes (Larissa Durães)
Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito (CNDL/SPC) mostram que cerca de 111 milhões de brasileiros planejam realizar compras para a Páscoa de 2023. A nível regional, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros de Montes Claros (CDL) constatou que 60% da população da cidade pretende presentear nesta data; e o item preferido será o tradicional ovo de chocolate. Valor médio de consumo em MOC será entre R$ 100 a R$ 150, informa entidade.
Em relação ao comportamento do consumidor para este ano, a CNDL/SPC também constatou que 45% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos este ano em relação ao ano anterior, 39% devem aumentar as compras e 9% gostariam de comprar menos produtos. “O que notamos é que as porcentagens não diferem muito da pesquisa nacional” pondera presidente da CDL MOC, Ernandes Fernandes, em relação consumidor montes-clarense.
“Mas para poder presentear com ovos de páscoa e/ou chocolates sem comprometer o orçamento, será necessário pesquisar preços e produtos. Isso porque os ovos de Páscoa industrializados chegaram mais caros aos supermercados, lojas especializadas e nos atacarejos esse ano”, informa a economista, Vânia Vilas Bôas. “Já quem não está disposto a abrir mão dos ovos de Páscoa vai ter que pesquisar bastante antes de comprar. Dependendo do estabelecimento, um mesmo ovo de chocolate pode custar até 20% a mais”, avisa.
Pesquisa realizada pelo índice de Preço ao Consumidor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mostra que em MOC, assim como no país, ovos de páscoa, chocolates e derivados estão, em média, 15% mais caros. Mesmo assim, os comerciantes esperam um aumento em torno 15% nas vendas.
Segundo Ernandes, a forma de pagamento que será mais usada pelos montes-clarenses, “vai ser a vista, com cartão de débito, pix e dinheiro”. Na pesquisa da CNDL/SPC, 75% dos entrevistados informou que farão o pagamento à vista, seja em cartão de débito (42%) ou em dinheiro (38%). Entre os consumidores que desejam pagar a prazo, estão 53% das pessoas, com 32% escolhendo pagar no cartão de crédito parcelado. “Em Montes Claros, 40% pretendem comprar a prazo no cartão de crédito parcelado”, especificou o presidente.
A pesquisa revelou também que 81% dos consumidores devem fazer comparativos de preço e apontam como locais preferidos as lojas físicas (80%), principalmente os supermercados. Entre as pessoas que planejam pesquisar os preços na Internet, a opção preferencial é por sites de varejistas e de busca. “Já o montes-clarense prefere gastar em supermercado, lojas de chocolate e só depois em lojas varejistas”, completa Fernandes.