economia

Doce amargo da Páscoa

Mesmo com o aumento no preço do chocolate, pesquisa mostra que mais da metade dos montes-clarenses presentearão nesta data

Larissa Durães
Publicado em 05/04/2023 às 22:38.
Em Montes Claros, assim como no país, ovos de Páscoa estão 15% mais caro, mostra pesquisa da Unimontes (Larissa Durães)

Em Montes Claros, assim como no país, ovos de Páscoa estão 15% mais caro, mostra pesquisa da Unimontes (Larissa Durães)

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito (CNDL/SPC) mostram que cerca de 111 milhões de brasileiros planejam realizar compras para a Páscoa de 2023. A nível regional, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros de Montes Claros (CDL) constatou que 60% da população da cidade pretende presentear nesta data; e o item preferido será o tradicional ovo de chocolate. Valor médio de consumo em MOC será entre R$ 100 a R$ 150, informa entidade. 

Em relação ao comportamento do consumidor para este ano, a CNDL/SPC também constatou que 45% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos este ano em relação ao ano anterior, 39% devem aumentar as compras e 9% gostariam de comprar menos produtos. “O que notamos é que as porcentagens não diferem muito da pesquisa nacional” pondera presidente da CDL MOC, Ernandes Fernandes, em relação consumidor montes-clarense.

“Mas para poder presentear com ovos de páscoa e/ou chocolates sem comprometer o orçamento, será necessário pesquisar preços e produtos. Isso porque os ovos de Páscoa industrializados chegaram mais caros aos supermercados, lojas especializadas e nos atacarejos esse ano”, informa a economista, Vânia Vilas Bôas. “Já quem não está disposto a abrir mão dos ovos de Páscoa vai ter que pesquisar bastante antes de comprar. Dependendo do estabelecimento, um mesmo ovo de chocolate pode custar até 20% a mais”, avisa. 

Quem pesquisar, vai lucrar 

Pesquisa realizada pelo índice de Preço ao Consumidor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), mostra que em MOC, assim como no país, ovos de páscoa, chocolates e derivados estão, em média, 15% mais caros. Mesmo assim, os comerciantes esperam um aumento em torno 15% nas vendas. 

Segundo Ernandes, a forma de pagamento que será mais usada pelos montes-clarenses, “vai ser a vista, com cartão de débito, pix e dinheiro”. Na pesquisa da CNDL/SPC, 75% dos entrevistados informou que farão o pagamento à vista, seja em cartão de débito (42%) ou em dinheiro (38%). Entre os consumidores que desejam pagar a prazo, estão 53% das pessoas, com 32% escolhendo pagar no cartão de crédito parcelado. “Em Montes Claros, 40% pretendem comprar a prazo no cartão de crédito parcelado”, especificou o presidente.

A pesquisa revelou também que 81% dos consumidores devem fazer comparativos de preço e apontam como locais preferidos as lojas físicas (80%), principalmente os supermercados. Entre as pessoas que planejam pesquisar os preços na Internet, a opção preferencial é por sites de varejistas e de busca. “Já o montes-clarense prefere gastar em supermercado, lojas de chocolate e só depois em lojas varejistas”, completa Fernandes. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por