Acerto com o Leão pode ser solidário

Contribuinte pode destinar até 3% do Imposto de Renda para instituições como a Fundação Sara

Leonardo Queiroz
05/03/2022 às 00:09.
Atualizado em 05/03/2022 às 10:12
APOIO ESSENCIAL - Graças às destinações do Imposto de Renda, a pequena Pâmela, de 5 anos, encontra melhores condições para enfrentar o tratamento contra a leucemia (fundação sara/divulgação)

APOIO ESSENCIAL - Graças às destinações do Imposto de Renda, a pequena Pâmela, de 5 anos, encontra melhores condições para enfrentar o tratamento contra a leucemia (fundação sara/divulgação)

O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda começa nesta segunda-feira (7). É hora de acertar as contas com o Leão e, de quebra, ajudar a quem precisa e ainda ter desconto no imposto. Várias instituições filantrópicas têm nesse período a chance de reforçar o caixa por meio de doações de pessoas física e jurídica. Uma delas é a Fundação Sara, com sede em Montes Claros e Belo Horizonte.

A instituição atende a crianças e adolescentes – e suas famílias – que travam uma guerra contra o câncer. São milhares de pacientes acolhidos, de todo o Estado.

Para garantir mais recursos para esse trabalho, a fundação promove nova edição da Campanha de Doação do Imposto de Renda, conscientizando o cidadão para o fato – que muitos desconhecem – de que pode destinar 3% do valor devido para fundos controlados pelos conselhos municipais e estaduais da criança e do adolescente. 

Para isso, basta fazer a chamada doação incentivada no momento da declaração. É possível doar 3% para instituições que atendem crianças e 3% para as que trabalham com idosos.
 
COMO DOAR
As opções estão no programa da declaração, na ficha “Doações Diretamente na Declaração”. Para ter a dedução no imposto, é preciso fazer o modelo completo. Não é possível escolher especificamente a instituição a ser beneficiada, mas a causa.

A iniciativa, que é amparada pela Lei Federal 8.069/90, permite a destinação de recursos por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). As doações realizadas são geridas pelo colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sob fiscalização do Ministério Público Estadual.

O valor destinado ao FIA é automaticamente deduzido do imposto total a ser pago. No caso de quem tem imposto a restituir, também é possível fazer a destinação. Neste caso, o valor será acrescido na restituição.
 
BATALHA
Pâmela é uma das centenas de crianças e adolescentes com câncer que recebem todo o apoio da Fundação Sara. Essa pequena guerreira, de apenas 5 anos, foi diagnosticada com leucemia em junho de 2018 e, desde então, foram várias idas e vindas ao hospital para internações, exames e quimioterapias.

Em novembro de 2020 ela chegou a comemorar o fim do tratamento, no entanto, a doença voltou. Com muita coragem e sempre com esse sorrisão no rosto, ela retomou a luta. A mãe dela, Paloma, conta que o próximo passo é O transplante.

“O mais difícil ela já conseguiu, que foi um doador 100% compatível. Agora ela está se preparando para receber a nova medula. Não sei quando, onde, nem como será, mas sei que posso contar com a Fundação Sara para conduzir todo o processo”, diz a mãe, confiante.

O valor recebido, anualmente, por meio da campanha do Imposto de Renda é fundamental para ajuda a Fundação Sara com as despesas de assistência de centenas de crianças e adolescentes. O valor permite custear, por exemplo, exames de diagnóstico, acompanhamento do tratamento do câncer, catéteres e equipe multidisciplinar assistencial, como psicóloga, assistente social, nutricionista e pedagoga.

Para informações detalhadas sobre como fazer valer seu direito e destinar 3% do seu IR, acesse o site fundacaosara.org.br/IR.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por