ECONOMIA

Agosto registra alta na confiança do empresariado

Pesquisa revela confiança do empresário do comércio em relação a economia brasileira

Larissa Durães
Publicado em 11/09/2023 às 19:00.
Expectativas dos empresários podem afetar variáveis importantes do desenvolvimento local (Larissa Durães)

Expectativas dos empresários podem afetar variáveis importantes do desenvolvimento local (Larissa Durães)

O Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência e Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MG) apontou que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu em agosto, atingindo o valor de 83,7 pontos; nove pontos superior ao observado no mês de julho (83,7). Empresas de maior porte mostraram maior satisfação com as condições atuais da economia para o setor. Expectativas dos empresários podem afetar variáveis-chave para o desenvolvimento local, tais como investimento e geração de novos postos de trabalho.

Para o presidente do Sindicato dos Comerciantes (Sindcomércio) de Montes Claros e diretor d Fecomércio-MG, Glenn Andrade, o comércio vive uma fase gradual de retomada no seu desempenho. “Quando digo desempenho, quero dizer de geração de emprego, ao aumento gradual das vendas e estabilidade. Gerando mais confiança e esperança nos empresários que irão apostar na atividade e no seguimento daqui para a frente”, relata. 

Foi o que mostrou o ICEC que avaliou as expectativas dos empresários por meio do que eles esperam para a economia brasileira, para o comércio e para seus estabelecimentos. Em agosto, empresas de maior porte, com mais de 50 empregados, mostraram-se mais otimistas do que as de menor porte.

Também em agosto, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio, que avalia por meio do planejamento para o quadro de funcionários, planos de melhorias e a situação dos estoques das empresas, traçando uma estimativa para o nível de investimento desses negócios, fechou em 101,9 pontos, valor superior em relação ao observado no mês anterior (99,1).

“E isso não é somente porque o segundo semestre é melhor que o primeiro, não! É confiança na economia do país. Conversei com vários comerciantes em Montes Claros, e a gente vê uma projeção de PIB maior, de faturamento maior do que o esperado, então é graças a estabilidade econômica, principalmente causada pela redução da inflação, que está baixando e paralelo a isso também se melhora os níveis de investimento e de confiança”, explica Andrade. 

Para o empresário, Robson Alvarenga, dono de uma madeireira em Montes Claros, agosto foi o seu melhor mês de 2023. “Sabe, esse ano está bom, mas agosto foi o meu melhor mês, trabalhei muito bem.” Ele acredita que ainda vai melhorar mais. “Para mim o segundo semestre é melhor com a chegada das chuvas. Quem está reclamando deve ser por causa do seguimento, porque pra mim 2023 está ótimo”. Robson explica que atualmente conta com uma equipe de 19 funcionários, mas não planeja expandir o quadro de funcionários; ao contrário das pesquisas do setor, que mostram que 62,7% dos empresários pretendem aumentar o quadro de funcionários. Entre as empresas de maior porte, 76,2% têm a intenção de aumentar esse quadro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por