Uma Mulher sob influência, no Cinema Comentado

Jornal O Norte
Publicado em 13/12/2011 às 20:43.Atualizado em 15/11/2021 às 06:13.

Neste sábado, dia 17, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube exibem Uma Mulher sob influência (1974), dirigido por John Cassavetes. Sobrecarregado de trabalho num estaleiro, Nick Longhetti tenta conviver com o desequilíbrio emocional de sua esposa Mabel, uma dona-de-casa depressiva. Quando os filhos começam a ser atingidos pelo trauma da mãe, Nick se vê obrigado a hospitalizá-la e assumir o controle da casa.



Sob um ponto de vista mais técnico, Cassavetes não era um cineasta preocupado com enquadramentos, iluminação e cenários: interessava-lhe muito mais trabalhar horas e horas com os atores na composição dos personagens. Para ele, filmes não devem ser esteticamente bonitos; precisam explorar territórios desconhecidos da condição humana – principalmente, o amor e seus encontros/desencontros.



O crítico Roger Ebert tem uma metáfora perfeita para a obra do cineasta nova-iorquino: os filmes de Cassavetes são como peças de teatro que já estão transcorrendo quando a cortina é levantada (passam também a impressão de que continuam acontecendo depois que a cortina se fecha. Uma Mulher sob influência é inteiramente composto por longas cenas que se passam quase em tempo real. A abordagem do diretor é casual, quase indiferente. Apenas registra tudo, deixando a cargo de cada espectador a tarefa de interpretar e incorporar as experiências dos personagens à sua própria.



Para Rodrigo Carreiro, do site Cine Repórter, Uma Mulher sob influência “o tipo de filme que exige atenção extrema do espectador, porque muito da jornada emocional daquela família está nas entrelinhas, no não-dito, nos longos e incômodos silêncios que pausam as discussões. É uma sucessão ininterrupta de cenas perfeitas e traz verdadeiras aulas de atuação. Como se não bastasse, ainda possui um final intenso e maravilhosamente humano. Obra-prima. Classificação indicativa: 14 anos.



A obra-prima de John Cassavetes fecha com alta qualidade, as sessões do CineSesc e do Cinema Comentado Cineclube em 2011. Haverá recesso durante o período de festas e de férias, retornando às exibições no dia 28 de janeiro de 2012 – com uma sessão especial do filme Tartarugas Podem Voar (2004), produção iraniana que registra o ataque americano ao Iraque sob o olhar de duas crianças.



O CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube acontecem aos sábados, a partir das 19h, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por