O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético
encerra nesta sexta-feira as inscrições
para a 21ª edição, que acontece
de 4 a 11 de outubro
Jerúsia arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Encerram nesta sexta-feira, 31 de agosto, as inscrições para o 21º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que neste ano tem como tema Montesclaroscidadeimaginária, em homenagem ao sesquicentenário da cidade, completados no último dia 03 de julho.
De acordo com o idealizador e coordenador do salão, o escritor e performer Aroldo Pereira, a edição deste ano tem como destaque a poesia produzida pela mulher brasileira.
- Queremos fazer desta edição a maior de todos os tempos, em que a poesia da mulher brasileira será o principal destaque, porque percebemos que as diversas publicações do país têm jogado luz basicamente nas produções masculinas, daí, queremos unir o signo da poética feminina – explica o poeta.
Realizado pela secretaria de Cultura em parceria com a Unimontes, neste ano, o projeto homenageia as poetas Leila Míccolis (Rio de Janeiro/RJ), Alice Ruiz (Curitiba/PR), Thaise Diaz (Montes Claros/MG), Amneres (Brasília/DF), Virna Teixeira (Fortaleza/CE), Olívia Ikeda (João Pessoa/PB) e Diana de Hollanda (Rio de Janeiro/RJ).
A poeta homenageada pelo Psiu Poético, Leila Míccolis é carioca, advogada, mas abandonou a profissão para dedicar-se à literatura. Mestra em Teoria Literária/UFRJ, possui 30 livros editados (poesia e prosa), poemas publicados na França, México, Colômbia, África, Estados Unidos e Portugal; teatróloga, roteirista de cinema e escritora de novelas de televisão, entre elas: Kananga do Japão, Barriga de Aluguel e Mandacaru
(foto: arquivo)
- São poetas contemporâneas e plurais, cada uma com seu estilo e conceito, que vêm produzindo e contribuindo para o avanço da poesia brasileira atual. Com essas homenagens, o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético procura dar ênfase a essa produção marcada pela vitalidade e diversidade de uma linguagem poética produzida por mulheres, nesse conturbado início de século, além de arejar e proporcionar novos e diferentes olhares no extrato poético brasileiro – ressalta Aroldo.
Reconhecido como o maior movimento dedicado à poesia no país, o Psiu Poético começa no dia 04 de outubro, dia municipal da Poesia, e, durante oito dias recebe escritores de todo país, promovendo um amplo diálogo poético com a comunidade.
Criado pelo grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em 1987, o salão vem promovendo, ao longo de 21 anos consecutivos, diversas atividades literárias e culturais, atraindo a atenção de poetas, escritores e artistas de todo país. Por aqui já passaram importantes nomes da literatura brasileira como Wally e Jorge Salomão, Jorge Mautner, Adélia Prado, Roberto Drummond, Gilberto Mendonça Teles, Estrela Leminsky, Waldir de Pinho Veloso, Estrela Leminsky, Arnaldo Antunes e centenas de outros grandes nomes da cena poética brasileira, abrindo espaço para as diversas experiências de linguagem no campo da poesia que se produz no país e no mundo.
Além da poesia, durante o Psiu Poético, também são realizados shows musicais, palestras, debates, passeatas e diversas atividades que fomentem a leitura e a produção literária, com participação de escolas da rede pública, faculdades e universidade.
INSCRIÇÕES
Interessados em participar podem enviar livros, fotos, Cds, filmes, cartazes poéticos, recitais, esquetes, performances musicais, dança, instalações, documentários sinopses de espetáculos, e demais manifestações culturais que tenham a poesia como referência, e que demonstrem a inquietação e a beleza da atual produção poética até às 18 horas desta sexta-feira. Para trabalhos enviados pelo correio, vale a data de postagem.
Pelo correio, os trabalhos podem ser enviados para o seguinte endereço:
Secretaria municipal de Cultura de Montes Claros - XXI Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. Praça Dr. Chaves, 32, Centro - CEP: 39400-005 - Montes Claros/MG/Brasil.
Poemas e poesias também podem ser encaminhados para o e-mail psiupoetico@gmail.com. As inscrições são gratuitas. Outras informações pelos telefones: (038) 3229-3456 ou 9112-7011.