Trio leva o lado B musical para as noites de Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 05/03/2009 às 11:10.Atualizado em 15/11/2021 às 06:52.

Samuel Fagundes


Repórter



nullO Tatarana Trio é formado por Rafael Carneiro (Lobão) na bateria, Júlio Gonçalves no baixo e Beu Viana na guitarra. O nome, de acordo com os músicos, teve como inspiração um personagem do Grande Sertão Veredas, o Riobaldo Tatarana, que era conhecido como Tatarana entre os jagunços com quem ele andava. O que também motivou a escolha do nome foi a lagarta de fogo.



O Tatarana Trio é formado por Rafael Carneiro (Lobão) na bateria, Julio Gonçalves no baixo e Beu Viana na guitarra.


(foto: RODRIGO DE PAULA)



Júlio nasceu em São Paulo, já Rafael Carneiro é de Bocaiúva e Beu Viana é de Porteirinha. Todos os três moram em Montes Claros há muito tempo, e sempre estiveram envolvidos com música.



COMEÇO



Os amigos se uniram para formar um trio para poder tocar na noite montes-clarense, o que segundo eles praticamente ninguém toca, músicas que são consideradas o lado B de grandes artistas.



- Voltamos para Montes Claros e pensamos em fazer um trio para tocar na noite e trabalhar com isso, a gente fez meio que uma pesquisa do que o pessoal toca, e selecionamos músicas que são pouco tocadas, o lado B de grandes artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Frank Sinatra, Michael Jackson, sons que todo mundo gosta, mas que é difícil de ver alguém tocando - conta o baixista Julio.



ESTILO



Perguntados sobre o estilo musical, os amigos dizem ser um Power Trio, baixo, guitarra e bateria, então eles tocam as músicas com esses instrumentos que tem, tentando tocar grandes sucessos, que segundo eles ficaram esquecidos, ou aquelas canções que marcaram algumas gerações, mas praticamente não é tocado hoje em dia. Em algumas músicas, há arranjos de orquestra, tendo que haver uma adaptação aos três instrumentos utilizados pelo trio.



De acordo com Júlio, o trio tem outros projetos onde eles trabalham com músicas autorais, mas ressalta que o Tatarana Trio foi formado para tocar na noite e se divertir com canções que eles gostam de tocar.



- É um show muito animado, o público está aceitando muito bem. O Beu já toca na noite há muito tempo, então ele já sabe a maneira correta de interagir com a plateia, e cada lugar tem suas particularidades. É preciso fazer uma leitura de como esta a noite e de como esta a plateia para a partir disso fazer o show - diz Júlio.



REALIDADE DA MÚSICA



Os músicos do Tatarana Trio já tiveram a oportunidade de se apresentar em outras cidades e em outros estados, e ressaltam que em Belo Horizonte, por exemplo, também existem dificuldades para quem trabalha como músico na noite.



- Apesar de Montes Claros ter essa cultura do axé, a música de qualidade sempre tem seu espaço. O pessoal as vezes pensa em ir para Belo Horizonte, que lá vai ser muito legal, mas também não é assim, tem seu lugares bons e ruins, mas o músico que quer fazer seu som hoje tem dificuldade aqui, em Belo Horizonte, em São Paulo ou em Nova York - afirma Julio.



SERVIÇO



O próximo show do Tatarana Trio será no dia 15 de março no Taberna roots, e dia 02 de abril no Curralzinho do Boi. Para entrar em contato com o trio 3212 20 44 ou 88076417 ou ainda pelo email: tataranatrio@gmail.com.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por