Jerúsia Arruda
Repórter
Com objetivo de facilitar a elaboração de projetos para o FEC - Fundo Estadual de Cultura, técnicos do FEC vêm realizando treinamento em mais de setenta cidades mineiras.
Em Montes Claros, o treinamento acontece no próximo dia 14 de fevereiro, quinta-feira, de 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula. O curso é aberto a representantes de prefeituras, associações e instituições culturais, e artistas que já tenham projetos culturais e estejam em situação legal para serem proponentes.
A participação é gratuita e não exige inscrição prévia, basta que os interessados levem cópias do Edital e esboços de seus projetos.
O treinamento é realizado através de palestras presenciais e videoconferências e oficinas práticas. Durante as palestras, os técnicos falam sobre o Edital, as áreas em que os projetos de vem se enquadrar, os recursos disponíveis, o passo-a-passo que deve ser seguido pelos proponentes para realizar sua inscrição e, principalmente, como formatar os projetos.
Promovidos pela SEC, através da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, a proposta do treinamento é ampliar o acesso aos investimentos nas áreas cultural e artística em Minas Gerais, facilitando a elaboração de projetos dentro das normas do Edital.
FUNDO
Criado em 2006 pela secretaria de Estado de Cultura, com o apoio do BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o FEC tem a proposta de incentivar a produção cultural, principalmente no interior do estado, dando apoio financeiro a ações e projetos que visem a criação, produção, preservação e divulgação de bens e manifestações culturais.
Em sua terceira edição, neste ano o Edital/2008 distribui R$ 24,5 milhões em doze áreas artísticas e culturais, entre elas, Circo, Folclore e o Artesanato.
O prazo para a apresentação dos projetos na modalidade Liberação de Recursos Não Reembolsáveis é até 7 de março de 2008. Já para a modalidade Financiamento Reembolsável (disponibilizada na forma de empréstimo com juros subsidiados, carência de até 24 meses e financiamento máximo de 72 meses, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG), o período fica aberto entre os dias 1º e 10 de cada mês, até a publicação do próximo Edital, em 2009.
O Edital/2008 teve algumas modificações em relação às edições anteriores e a partir desse ano não haverá limite de projetos a serem apresentados na modalidade Financiamento Reembolsável e as entidades de direito privado sem fins lucrativos poderão participar nas duas modalidades do Fundo, simultaneamente. De acordo com a SEC, a mudança visa adequar o Fundo às necessidades dos gestores, entidades culturais e prefeituras e de aprovar um maior número de projetos.
INSCRIÇÕES
Os projetos devem ser entregues pessoalmente ou enviados pelos correios para a Diretoria do Fundo Estadual de Cultura - secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - Palacete Dantas – Praça da Liberdade, 317, Funcionários, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.140-010.
Para entregar pessoalmente, o horário é de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h.