Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Novembro

Trama policial e humor de Tarantino no Cinema Comentado

Jornal O Norte
17/01/2008 às 10:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:23

Márcia Braga


Colaboração para O NORTE

O projeto Cinema Comentado Cineclube, uma iniciativa da secretaria Municipal de Cultura, prossegue com a mostra de filmes do diretor Quentin filme Tarantino. E neste sábado, dia 19 de janeiro, exibe o Jackie Brown.

O Cinema Comentado Cineclube acontece todo sábado na sala Geraldo Freire, ao lado da Câmara Municipal e a entrada é gratuita.

Em Jackie Brown (1997), Quentin Tarantino adapta o livro “Ponche de Rum”, do escritor Elmore Leonard – especialista em romances policiais e de suspense. O ponto partida é a vida de uma aeromoça que, para aumentar seus rendimentos, trafica dinheiro para Ordell Robie, mas é descoberta pelo FBI e presa a não ser que concorde em entregar os comparsas.  Jackie concorda, porém elabora um plano “sofisticado” para ficar com o dinheiro e enganar polícia e bandidos.

Misturando homenagens e releitura das produções de blaxploitation, Tarantino constrói uma obra que transita de forma elaborada pela narrativa policial e pelo humor. A blaxploitation surgiu nos Estados Unidos no fim dos anos 1960 e início de 70 por absoluta necessidade de mercado: o gigantesco público de cinéfilos negros não aceitava mais filmes em que os heróis eram brancos e os brothers eram estereotipados em papéis de bandidos ou traficantes que só serviam para levar chumbo.

Shaft (1971) foi o primeiro filme hollywoodiano dirigido por um negro e conta a história de um detetive particular envolvido com a máfia. Foi um sucesso: o herói se dava bem, “traçava” todas as mulheres e enchia os bandidos (quase todos brancos, é claro) de porrada – recentemente, em 2000, foi refilmado e atualizado com Samuel L. Jackson no papel-título. Além dos policiais, surgiram versões black das fitas de artes marciais e de terror. E a música era o grande destaque dessas produções – os responsáveis pelas trilhas sonoras formam um time de alta qualidade: James Brown, Marvin Gaye, Quincy Jones, Isaac Hayes, etc.

Novamente, a técnica de trabalhar a montagem permite a Tarantino “brincar” com o tempo e a edição das cenas estruturando uma narrativa inovadora que revela o ponto-de-vista de vários personagens e apresenta acontecimentos paralelos da ação. Além da trilha sonora setentista e inspirada, grandes atuações de todo o elenco marcam a obra: Samuel L. Jackson (muito engraçado como o “chefão” Ordell), Robert De Niro (como o calado, e relativamente pateta, Louis Gara), Briget Fonda, Michael Keaton, Robert Forster e Pam Grier – grande musa da blaxploitation, que brilha como a sensual e inteligente Jackie Brown.

Jackie Brown é um filme divertido que mostra a evolução de Tarantino ao trabalhar com as particularidades do universo literário de Leonard. Equilibrando-se entre a adaptação e o estilo característico, o diretor reforça o seu talento e garante aos espectadores diversão de qualidade.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por