Logotipo O Norte
Terça-Feira,23 de Setembro

Trabalhos dos centros de convívio estarão presentes na Expomontes

Jornal O Norte
Publicado em 30/06/2009 às 11:25.Atualizado em 15/11/2021 às 07:03.

Michelle Tondineli


Repórter



A espera pelo início da Expomontes – Exposição agropecuária de Montes Claros deixa os integrantes dos centros de convívio da Apaps - Associação de promoção e ação social ansiosos pela grande produção de artesanato para a mostra. Todo o material estará exposto e preparado para vendas em um estande da Apas no parque de exposições João Alencar Athayde. O trabalho é desenvolvido pelo pessoal da terceira idade, mulheres e adolescentes, que capricham na produção de bijuterias, bordados, pintura em tecido, bolsas, enfeites e vasos feitos de material reciclável. O dinheiro arrecadado será revertido para os centros de convívio aumentar e continuar com a produção artesanal.



AULAS DE ARTESANATO



Os centros de convívio funcionam com cursos para a comunidade, ensino infantil e reforço escolar. Na programação, aulas complementares, esporte, música, capoeira e dança são realizados em horário contra-turno da escola onde os jovens estudam. 



Além de esporte e lazer dos jovens, as aulas de artesanato acontecem durante a semana para toda a comunidade próxima aos centros de convívio. As aulas são vistas como forma de relaxamento e de aprendizado para quem não teve a oportunidade de aprender. Para Fátima Rodrigues, funcionária e aprendiz do Centro de Convívio Eloim Lopes a aula é excelente, pois aprender o que sempre teve vontade é de grande importância em sua vida.



- Eu quero aprender a pintura em tecido somente para arrumar a minha casa, é uma oportunidade única que não deve ser perdida. Antes os panos de pratos eram feios e desarrumados, hoje eu os pinto e enfeito a minha casa, revela.  



Para Jairo Martins, diretor do Centro de Convívio Curumim, a comunidade do Curumim é composta por grandes artistas, curiosos e ansiosos que procuram desenvolver e demonstrar da melhor forma o trabalho produzido.



- Eles ficam apaixonados quando transformam um pedaço de jornal em um vaso, em bonecas, as pessoas podem ver a reciclagem como uma coisa simples, mas para eles a produção é importante, explica.



A professora de artes do Centro de Convívio Curumim Carmem Irene, começou os trabalhos com a comunidade do bairro Santa Anália, há quase um mês. Ela explica que a distribuição e seleção do material é realizado pela Apas. De acordo com a professora, os 25 alunos não precisam comprar nenhum material, basta a força de vontade e a auto estima, que todos tem de sobra.



- O trabalho em equipe é fundamental, uns ajudam aos outros conforme vão aprendendo. Eles possuem vontade de aprender, querem fazer, contribuir, e vêem sempre um resultado positivo, completa.



A aprendiz de dez anos Cássia de Souza fala que a aula de pintura é uma excelente experiência.



- Eu decidi fazer a aula porque gosto de pintar, e já estou preparada para expor minhas peças na Expomontes, fala a jovem.



A EXPOSIÇÃO



De acordo com o diretor Jairo Martins, a idéia de expor toda a produção da turma da terceira idade, na Expomontes 2009, é muito importante. Além de divulgar o trabalho feito pela comunidade serve de incentivo para a participação em novos eventos.



- Esperamos que toda vez que for realizado um evento, a comunidade do Centro de Convívio Curumim, possa expor os trabalhos desenvolvidos, em toda a oportunidade que surgir, explica.



Segundo a diretora Maria Elane Murta, nas aulas de arte, as alunas são as mães dos estudantes assistidos pela entidade, e a turma da terceira idade. Para ela, levar o material produzido para a expomontes é dar valor ao Centro de Convívio e ao esforço alcançado por elas.



- Elas aprendem a produzir colares, pintura em tecido, bordado, um trabalho em grupo e que pode gerar lucro. O curso é uma forma de relaxar e de aumentar a auto estima, pois a felicidade fica explicita em cada produção realizada, conta a diretora.



Aline Soares Ferreira, conta que entrou na aula para se distrair,  relaxar e vontade de aprender. Para a dona de casa, mãe de dois filhos, vender a própria produção é fundamental para ganhar um dinheiro extra.



(foto: MICHELLE TONDINELI)


null


Aline Soares inicia pintura.



- Além de ter a minha própria renda, a exposição que vai acontecer na expomontes é importante, vai valorizar o nosso trabalho como donas de casa e alunas do Centro de Convivio Eloim Lopes. As duas horas gastas nas aulas toda quinta, sexta e sábado são  gratificantes, posso sair da expomontes com mais encomendas do que já possuo hoje, comenta, animada a dona de casa.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por