Toninho Horta em Moc

O cantor, compositor, arranjador e instrumentista Toninho Horta, parceiro de grandes nomes da Música Popular Brasileira, entre eles Milton Nascimento, Gal Costa, Chico Buarque, Djavan, se apresenta em Montes Claros, no dia 18 de outubro, sexta-feira, as 21h30m, no restaurante Quintal

Jornal O Norte
10/10/2013 às 09:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:12




Foto: Divulgação

Toninho Horta em Moc
 



O cantor, compositor, arranjador e instrumentista Toninho Horta, parceiro de grandes nomes da Música Popular Brasileira, entre eles Milton Nascimento, Gal Costa, Chico Buarque, Djavan, se apresenta em Montes Claros, no dia 18 de outubro, sexta-feira, as 21h30m, no restaurante Quintal.

Com mais de 40 anos de carreira, e um dos fundadores do Clube de Esquina, movimento que projetou artistas hoje consagrados do cenário artístico brasileiro, como Beto Guedes e o próprio Milton Nascimento, Toninho Horta traz para Montes Claros, alguns dos grandes sucessos da sua carreira, entre eles Manuel o Audaz, Diana, Beijo Partido e Céu de Brasília, além de canções do seu mais novo CD, intitulado “Harmonia & Vozes”.

Filho de uma tradicional família de músicos do Estado de Minas Gerais - o avô João Horta era compositor, a mãe Geralda tocava bandolim e o irmão contrabaixista Paulo liderou em Belo Horizonte, na década de 1950, o Jazz Fã Clube - Toninho Horta se mudou no final dos anos 60 do século passado para o Rio de Janeiro, onde se projetou no mercado nacional, sendo requisitado para shows e gravações por muitos artistas consagrados, como Nana Caymmi e Elis Regina. Sua canção “Beijo Partido” ganhou notoriedade nas vozes de Milton Nascimento, a própria Nana Caymmi e a cantora Flora Purim.

Com a classificação das suas canções “Nem é Carnaval” e “Maria Madrugada”, no I Festival Internacional da Canção, realizado no Rio de Janeiro, ele obteve maior visibilidade, tendo idealizado e coordenados anos depois o I Seminário Brasileiro de Música Instrumental na cidade mineira de Ouro Preto.

Na década de 1990, radicou-se em Nova Iorque, e consolidou sua carreira no exterior. Viajou ininterruptamente para o Japão, a Coréia e vários países da Europa. O virtuosismo de sua guitarra lhe proporcionou o prêmio de quinto melhor guitarrista do mundo pela revista londrina Melody Maker.

Um inusitado encontro com o cantor americano George Benson proporcionou a Toninho Horta a direção musical, produção e arranjos de um CD em companhia deste artista internacional. Outro prêmio da carreira de Toninho Horta foi a indicação para o 6ª edição do Prêmio Grammy Latino.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por