Samuel Fagundes
Repórter
O Cinema Comentado Cineclube exibe neste sábado, dia 28, o filme iraniano Filhos do paraíso de 1997, com direção e roteiro de Majid Majidi. De acordo com o coordenador do Cinema Comentado, Elpídio Rocha, o filme recebeu vários prêmios, como de melhor filme asiático, no Festival Internacional de Cingapura, melhor filme estrangeiro, no Festival Internacional de Newport, além de uma indicação ao Oscar, como melhor filme estrangeiro em 1998.
De acordo com Elpídio, Filhos do paraíso tem as particularidades de uma produção cinematografia de um país que está fora dos grandes esquemas cinematográficos mundiais de produção de filmes, como a Europa e os EUA
- O filme incorpora elementos do neo-realismo italiano (movimento específico da Itália, logo após a segunda guerra mundial) numa produção de qualidade e destaque. Filhos do paraíso trabalha com atores não profissionais, a narrativa valoriza o humanismo dos personagens e as crianças têm importância fundamental na trama. Todas essas características são “herdadas” do neo-realismo. O cinema iraniano ocupou seu lugar ao sol como veículo de consolidação da identidade nacional. A tensão permanente com a censura do governo islâmico fornece a matéria-prima para a cinematografia do Irã. E garante a qualidade de filmes como Salve o Cinema, Filhos do Paraíso e Gosto de Cereja – explica Elpídio.
Segundo Elpidio, o filme encerra a mostra Mistura Geral, realizada em fevereiro, que teve como objetivo apresentar ao público a diversidade do cinema em vários países e de vários gêneros. Dentro desta mostra foram exibidos os filmes Feios, Sujos e Malvados (comédia - Itália), Três Homens em Conflito (western -Itália/Espanha/EUA), O Gosto da Vingança (policial - Coréia do Sul).
Elpidio diz que o público pode comparecer sem medo para assistir Filhos do paraíso, porque segundo ele a produção é uma obra-prima, um filme que geralmente encanta o espectador e revela toda a riqueza e sensibilidade humanista dos personagens.
A mostra Mistura Geral de acordo com o coordenador foi um passeio pelas possibilidades cinematográficas de países e estilos que a maior parte do público não conhece.
- Em 2009 o Cinema Comentado Cineclube tem como meta reforçar a divulgação e exibição de filmes que fogem do padrão do chamado cinema entretenimento, valorizando as cinematografias periféricas. Pretendemos também, trabalhar temas e assuntos que envolvam e tragam conhecimento para os espectadores, defender cada vez mais a qualidade crescente do cinema brasileiro além de estimular novas produções audiovisuais em Montes Claros – conclui Elpídio Rocha.
SERVIÇO
As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem sempre aos sábados, na Sala Geraldo Freire - ao lado da câmara municipal - a partir das 19h. A entrada é gratuita.