Dário Teixeira Cotrim
Colaboração para O NORTE
O painel de poesias permanente Juca Silva Neto, da Biblioteca Pública Municipal Antônio Teixeira de Carvalho (Doutor Santos) apresenta os poemas de Terezinha Campos. Ela é natural de Montes Claros e já vem militando na área da literatura há alguns anos. Dentre os seus poemas destacamos Mercado Municipal da Praça Doutor Carlos, por se tratar de uma lamentação nostálgica para quem viveu os melhores dias daquela velha construção e, ainda, O Tempo Passa e a História Fica que somente vem reforçar o amor e o carinho que a autora tem pelas coisas de Montes Claros.
A linguagem de seus poemas é simples, entretanto ela agrada aos leitores em vista do conteúdo rico em informações, principalmente no campo da história. É preocupação da autora o resgate histórico de sua terra natal, e por isso os seus poemas valorizam e são valorizados com temáticas dessa natureza. Não há regras, os seus poemas são livres e soltos. Sequer a rima poética existe, mas no contexto da aliteração podemos dizer que eles têm a musicalidade da alma e o canto do sentimento pátrio.
Terezinha Campos ama Montes Claros, ama as coisas: as tradições e os costumes da cidade da “arte e da cultura”.
A exposição dos poemas de Terezinha Campos ficará no painel permanente de Poesias Juca Silva Neto até o dia 11 de maio de ano.